Notícias
Aeronave é interditada em São José do Rio Preto (SP)
aeronave interditada durante evento em São José do Rio Preto
São José do Rio Preto, 7 de junho de 2016 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) interditou um helicóptero de caráter privado que apresentava diversas irregularidades às normas de aviação civil. A interdição ocorreu na manhã do último domingo (5), durante a realização do evento “Festa do Bacana”, em São José do Rio Preto – SP. A ação foi realizada durante fiscalização da Agência no evento.
O helicóptero foi avistado no local do evento e, após realizar abordagem, os fiscais constataram que o seguro da aeronave estava vencido há três meses, o diário de bordo apresentava informações incompletas e sem assinatura do termo de abertura. Além das infrações mencionadas, a ANAC está apurando a realização de serviços especializados, a exploração de voos panorâmicos sem autorização e o pouso em local não autorizado.
Por todos os motivos citados, os inspetores realizaram a interdição da aeronave para possibilitar a apuração dos fatos e evitar a recorrência das práticas irregulares. Durante a abordagem dos fiscais, não foram localizados o operador, o proprietário e nem o responsável pelo evento.
Esse tipo de operação tem por objetivo coibir a prática clandestina de comercialização de serviços aéreos e foi realizada após identificação da necessidade de intervenção pela área de fiscalização da ANAC.
Importante saber
O serviço de táxi aéreo é autorizado e fiscalizado pela ANAC, razão pela qual só pode ser prestado por empresas que cumpram uma série de requisitos que tornam esse transporte o mais seguro possível. Ao contratar um serviço de táxi aéreo, é essencial que o usuário certifique-se de que a empresa está autorizada a prestar o serviço. É ainda recomendável que o usuário consulte a situação da aeronave (avião ou helicóptero) a ser utilizada pela empresa, no site da ANAC. Consulte aqui. As empresas autorizadas pela ANAC devem realizar o serviço de acordo com os requisitos técnicos e operacionais exigidos. O serviço de táxi-aéreo também compreende o serviço de voos panorâmicos.
A prática irregular de táxi-aéreo é uma infração ao Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e deve ser denunciada à ANAC, pelo número 163, ou pelo Atendimento Eletrônico.
Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
Telefones: (61) 3314-4491 / 4493 / 4494 / 4496 / 4497 / 4498
Plantão de Imprensa: (61) 9112-8099
E-mail: jornalismo@anac.gov.br
www.anac.gov.br