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A ANAC na Operação Rio 2016
A operação preparada pela ANAC para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos está a plenos pulmões, assim como os atletas olímpicos. Nos últimos dias 03 e 04, quinta e sexta-feira, os aeroportos do Rio de Janeiro tiveram seus ápices de movimentação, até o momento. Só no Galeão foram cerca de 85 mil passageiros na quinta-feira, véspera da cerimônia de abertura dos jogos.
Para a Operação ANAC Rio 2016 mais de 500 servidores e colaboradores estão atuando nos dez aeroportos coordenados pela Agência. Semelhante ao que aconteceu na Operação Copa, os inspetores da ANAC são responsáveis por fiscalizar as empresas aéreas no cumprimento da prestação de assistência ao passageiro, pelos serviços de monitoramento do cumprimento de slots na aviação geral e executiva e pelo serviço de auxílio aos usuários.
A subcoordenadora da Gerência Geral de Ação Fiscal (GGAF) da ANAC, Isabela Pamplona, explicou que em cada Núcleo Regional de Aviação Civil (NURAC) as equipes que reforçam a fiscalização da operação são divididas em equipes de informação ao passageiro, que circulam pelos saguões dos terminais, equipes de inspeção de rampa, que estão atentas principalmente à adequação das operações de aeronaves estrangeiras aqui no Brasil, e as equipes de monitoramento, que estão na Sala Master e também que fazem o acompanhamento das operações das empresas nos terminais. “Fizemos essas divisões de acordo com o perfil operacional de cada servidor. Eles passaram por treinamentos de capacitação antes da atuação para se familiarizarem com os procedimentos do dia a dia”, explicou.
Também é necessária disposição física, pois as inspeções requerem longas caminhadas principalmente no Aeroporto do Galeão. A chefe do NURAC do Galeão, Analee Viega, esclarece: “Depois da inauguração do Terminal 2, as caminhadas ficaram bem mais longas. A gente se programa para sair com um bom tempo de antecedência porque o terminal ficou muito grande. São vários minutos de caminhada, mas a gente aproveita para apreciar a vista”. E pode ser um extenso período de apreciação, pois só o corredor que liga os dois terminais tem aproximadamente 700 metros. Em um dia de acompanhamento da operação ANAC Rio 2016, apenas nos terminais, contamos 11.527 passos, o que dá aproximadamente 3,5 km. E ainda tem as inspeções no pátio e nos setores destinados à aviação executiva que ficam mais distantes do terminal.Planejamento e preparo têm sido as palavras-chaves para a Operação ANAC Rio 2016. O coordenador da Operação Olimpíadas da ANAC, Claudio Ianelli, explica o porquê: “Nós investimos muito tempo em planejamento, e isso tem dado um retorno enorme. A operação está acontecendo tranquilamente e deve permanecer assim até o fim. É uma vitória para ANAC”, afirma Ianelli.
A preparação para as operações especiais, com Olimpíadas e Copa do Mundo, tem gerado parcerias fortes, como é o caso do Aeroporto Santos Dumont. O chefe-substituto do NURAC SDU, Cristiano Leal, revela o porquê: “Todo trabalho que a ANAC realiza precisa ser em conjunto com os outros órgãos da aviação. Temos orgulho de dizer que aqui no Santos Dumont nós temos uma das melhores relações com um operador aeroportuário. A equipe da Infraero é uma grande aliada nos projetos de gerenciamento e monitoramento do aeroporto”. Essa boa relação se fortaleceu com o plano de colaboração concebido por Cristiano e Jorge Viégas, chefe responsável pelo NURAC, ação que em breve deve ser estendida para outros aeroportos.
A Operação ANAC Rio 2016 ainda terá novos desafios com o encerramento dos Jogos Olímpicos e o início dos jogos Paralímpicos em setembro. A ANAC está preparada para os dois momentos, é o que garante Marcelo Lima, Gerente de Operações da Agência. “Nós já temos a expertise da Copa do Mundo e da Jornada Mundial da Juventude e, principalmente, temos servidores capazes e comprometidos na garantia da excelência do transporte aéreo”.
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