Notícias
ANAC discute atualização de IS sobre RPAS
Agência abordará critérios para voos experimentais BVLOS
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai promover no dia 4 de setembro, em São José dos Campos, uma reunião técnica com representantes de entidades públicas e privadas envolvidas com o desenvolvimento e produção de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), assim como entes governamentais que tratam do assunto, para debater a atualização da Instrução Suplementar 21-002 , que trata da emissão de Certificado de Autorização de Voo Experimental para Aeronaves Remotamente Pilotadas.
O objetivo da reunião é obter contribuições para a elaboração dos critérios técnicos para operações experimentais de RPAS além da linha de visada visual (BVLOS – Beyond Visual Line of Sight). Tais operações necessitam de mitigações adicionais para os riscos associados à ausência de contato visual direto do piloto remoto com a aeronave.
Com a revisão A da IS 21-002 publicada em 2012, mais de uma dezena de certificados já foram emitidos pela ANAC para operação experimental de RPAs, também conhecidas como VANTs ou drones. A ANAC espera que a atualização facilite o entendimento do processo pelos interessados e contribua para a evolução do setor.
Embora não esteja na pauta desta reunião técnica, vale lembrar que a ANAC está trabalhando na regulamentação de operações não experimentais de RPAS sob determinadas condições. A Agência espera instaurar audiência pública sobre a matéria em breve.
Os interessados em participar ou tirar dúvidas sobre a reunião técnica deverão entrar contato pelo e-mail rpas@anac.gov.br . A inscrição é gratuita e pode ser feita até 22 de agosto. As vagas são limitadas.