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ANAC recebe balanço das operações em GRU e BSB
Brasília, 26 de dezembro de 2013 – Os presidentes das concessionárias dos aeroportos de Guarulhos (SP) e de Brasília (DF) estiveram hoje na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para apresentar à diretoria da Agência um balanço das operações nos dias que antecederam o Natal. Os representantes das concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Antonio Miguel, e de Brasília, Alysson Paolinelli, foram recebidos pelo diretor-presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, pelo diretor de Regulação Econômica, Ricardo Bezerra e por representantes da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR).
Os dois aeroportos apresentaram os maiores níveis de atrasos no dia 20/12, quando, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), foram registrados mais de 390 mil movimentos nos principais aeroportos do país, contra expectativa inicial de 350 mil.
Em Guarulhos, a movimentação na última sexta-feira (20/12) foi recorde, com 130 mil embarques e desembarques, volume 18% superior à sexta-feira equivalente em 2012. Em Brasília, o número de passageiros também superou o registrado em 2012, com acréscimo de 14,6% no período de 19 a 25 de dezembro. Somente no dia 20 de dezembro, foram registrados 45 mil embarques e desembarques no terminal da capital federal.
As condições meteorológicas exigiram a adoção de medidas especiais para garantir a segurança das operações, provocando o fechamento de alguns aeroportos em diversos períodos ao longo do dia e demandando a utilização de instrumentos para operação em vários terminais. Esse tipo de medida gera a necessidade de aumento do espaçamento entre as aeronaves, o que concorreu significativamente para o impacto nos pousos e decolagens em Guarulhos e Brasília.
Apesar dos atrasos e de os aeroportos estarem cheios por conta do movimento recorde, houve fluidez nas operações de check-in, embarque e desembarque nesses dois aeroporto na maior parte do tempo. Para o período do réveillon, os dois aeroportos vão reforçar os cuidados para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros nos terminais.
A Agência monitora os percentuais de atrasos e cancelamentos diariamente e acompanha a prestação de serviço ao passageiro por meio da Operação Fim de Ano, que está ocorrendo desde o dia 13/12. Nesta operação, 315 servidores trabalham em turnos até o dia 13/01 para cobrir os períodos de maior movimento e de maior fluxo de passageiros nos 12 principais aeroportos do País. Em Brasília, Guarulhos e Galeão, a fiscalização é feita 24h.
A ANAC esclarece que, para uma correta percepção do passageiro sobre os atrasos e cancelamentos, deve-se considerar a informação atualizada e não o acumulado do dia, por se tratar dos dados que demonstram a prestação do serviço de transporte aéreo naquele momento em cada aeroporto. O relatório de acompanhamento dos voos é produzido com base nos percentuais de atrasos de voos com mais de 30 e 60 minutos em relação ao seu horário de partida. Os dados são computados e divulgados hora a hora pelos operadores aeroportuários e encaminhados para a ANAC. Consulte aqui .
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