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Nota da SAC à Imprensa
Planejamento de aeródromos para a Copa
Presidência da República
Secretaria de Aviação Civil
Assessoria de Comunicação Social
SAC apresenta planejamento de aeródromos para a Copa de 2014
Brasília, 27 de setembro de 2012 – A Secretaria de Aviação Civil (SAC) apresentou ao Grupo Executivo da Copa (Gecopa) a lista dos aeroportos alternativos que poderão usados durante a realização da Copa de 2014. O planejamento foi realizado em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa.
Para a aviação regular, os critérios de seleção de aeródromos públicos levaram em consideração atributos como: distância com raio de até 250 quilômetros da cidade sede dos jogos, a existência de um terminal de passageiros e de uma pista de pouso com mais de 1.500 metros. Assim, no caso de alguma condição meteorológica adversa ou por motivos de gerenciamento de locais para estacionamento, a aeronave poderá aguardar ou pernoitar em um aeroporto alternativo.
No caso da aviação geral, foram selecionados aeródromos, públicos ou não, com raio de até 500 quilômetros de distância das cidades sedes. Além disso, foram observados ainda critérios como pista com mais de 1.300 metros e com resistência superior a PCN 7 (classificação de resistência do pavimento da pista).
A lista apresentada ao Gecopa também é segmentada em aeródromos de destino e aeródromos alternativos, já prevendo um direcionamento de acordo com as características do voo: internacional, doméstico, aviação geral ou VIP (autoridades, delegações ou chefes de Estado).
Por exemplo, no caso dos jogos em Brasília, os aeródromos de destino para aviação doméstica serão o Aeroporto de Brasília e de Goiânia. Internacional, apenas o Aeroporto de Brasília. Aviação geral: Brasília, Anápolis e Base Aérea de Anápolis. VIP: Base Aérea de Brasília. Os aeródromos alternativos serão: Confins, Uberlândia e Uberaba, todos em Minas Gerais. Segue
anexa
listagem completa apresentada ao Gecopa.
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