Notícias
Nota à Imprensa
Sobre a matéria publicada no jornal “Folha de S. Paulo” desta sexta-feira (29), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclarece que a liberação do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS, na sigla em inglês) categoria III-A do Aeroporto de Guarulhos não depende somente da implantação de equipamentos de navegação aérea, mas também da adequação da infraestrutura aeroportuária aos requisitos necessários à garantia da segurança em operações de baixa visibilidade, destacando-se que a INFRAERO ainda não finalizou esta adequação, mesmo tendo sido informada por diversas vezes desde 2010 sobre os requisitos ainda não cumpridos.
A ANAC informa ainda que somente na terça-feira (26/06/2012) à noite recebeu da Infraero novo documento acerca do assunto e que o mesmo só foi expedido na sexta-feira (22/06). No momento, o documento está em análise.
A Agência ressalta que inexiste “rigor extremado por parte dos técnicos da ANAC” mas, sim, a observação de critérios rigorosos estabelecidos por órgãos internacionais como a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), da qual o Brasil é membro. Por fim, a ANAC informa que o aeroporto de Guarulhos já opera por instrumentos (ILS CAT 2) e que as operações em baixa visibilidade, com equipamentos tais como ILS, exige, além do equipamento em solo, que os pilotos estejam habilitados e as aeronaves possuam os devidos equipamentos.
A ANAC enfatiza que, como órgão regulador, trabalha para zelar pelo bom funcionamento dos aeroportos e não pode abrir mão do cumprimento de requisitos previstos em suas normas, pois qualquer inconsistência no funcionamento do novo sistema pode colocar em risco a segurança das operações.
Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
Telefones: (61) 3314-4491 / 4493 / 4494 / 4496 / 4497 / 4498 / 4642
Plantão de Imprensa: (61) 9112-8099
E-mail:
jornalismo@anac.gov.br
www.anac.gov.br