Notícias
23 de outubro, dia do Aviador
Homenagem da ANAC aos aviadores do Brasil
“Haverá hoje, talvez, quem ridicularize minhas predições sobre o futuro comercial dos aeroplanos. Quem viver, porém, verá”.
Santos Dumont (Paris, França – 1905)
Foi o primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar. No dia 23 de outubro de 1906, Santos Dumont, o grande inventor brasileiro, levantou voo com o seu "14 Bis". Era o princípio da aviação, o meio mais rápido e arrojado de transporte criado pelo homem.
Hoje, mais de um século depois, o homem não está sozinho na cabine do avião. É possível encontrar aviões que vão desde pequenos ultraleves até aqueles com capacidade para mais de quinhentos passageiros. As distâncias que nos separam ficam menores a cada dia com o acesso da população ao transporte aéreo. Ele também compartilha o sonho de sempre aprimorar a arte de voar com mais rapidez, qualidade e segurança. São milhares de profissionais no Brasil que dividem esse idealismo e trabalham com responsabilidade pelos usuários do sistema de aviação.
Neste dia de celebração, com o contínuo aumento do número de passageiros, mais brasileiros compartilham o sonho de Santos Dumont: voar.
E voar cada vez mais alto. Os fabricantes continuam a árdua tarefa de aprimorar as aeronaves, tornando-as cada vez mais seguras, eficientes e silenciosas. Ao mesmo tempo, os profissionais da aviação civil estão cada vez mais capacitados para oferecer melhores serviços.
A ANAC parabeniza a todos os profissionais do setor aéreo pelo Dia do Aviador.