Auto Inclusão
Material do evento (clique no link para fazer o download)
Autoinclusão de aeronave, motor e hélice em Especificações Operativas
O processo de autoinclusão foi planejado para dar mais autonomia às organizações de manutenção, sem descuidar da segurança na aviação. Oficinas que demonstrem capacidade de realizar consistentemente uma autoavaliação criteriosa e implementar as melhorias apontadas, poderão receber permissão para incluir aeronaves, motores e hélices em suas EO sem solicitar autorização prévia à ANAC. Serão três níveis de autoinclusão, sendo o primeiro liberado em dezembro de 2023 e os demais, um ano depois.
A ANAC entende que essas organizações de manutenção já alcançaram um grau de maturidade e compromisso que garante a segurança de todo o sistema. E a ANAC acredita que toda organização de manutenção pode alcançar o mesmo patamar!
Os 3 Pilares da segurança: Recursos, Conhecimento e Pessoal
A aeronavegabilidade continuada é garantida pelas OM com base em três elementos principais: recursos, conhecimento e pessoal. Isso significa que as oficinas precisam ter as ferramentas adequadas, as instalações apropriadas, os manuais atualizados e uma equipe capacitada. A maturidade de uma OM está relacionada à sua capacidade de garantir que esses três elementos estejam sempre presentes, realizando ajustes em qualquer momento. Esse é o sistema de qualidade da empresa, uma estrutura de processos que realiza essa contínua avaliação e promove as ações corretivas quando identifica um problema.
Auditorias independentes observam todos esses fatores e são impulsionadoras para a evolução da organização de manutenção. Por isso, a ANAC encoraja que as oficinas implementem um sistema de monitoramento com auditoria independente para o alcance de sua excelência operacional.
Regulamentação e procedimentos
A ANAC revisou as Instruções Suplementares – IS 145-001 e 145-009, que tratam da certificação de organização de manutenção doméstica e dos Manuais da OM (MOM e MCQ), para auxiliar no processo de evolução das oficinas. Além da autoinclusão em EO, as normas trazem esclarecimentos sobre os serviços realizados fora de sede e subcontratados. Também foram publicados novos formulários, para auxiliar as organizações de manutenção a elaborar a Declaração de Conformidade e as listas de funções subcontratadas e de ferramentas especiais.
Para dúvidas, sugestões e reclamações, use o canal Fala.br, clicando aqui.