O que é?
Segundo definição da OACI, o Treinamento e Avaliação Baseados em Competências (do inglês Competency-Based Training and Assessment – CBTA) se caracteriza por uma orientação ao desempenho, ênfase nos padrões de desempenho e sua medição, e o desenvolvimento de treinamento para os padrões de desempenho especificados.
Este processo de treinamento é derivado de uma análise das tarefas de trabalho e é focado na obtenção de padrões de desempenho bem definidos, em oposição a programas de treinamento simplesmente focados em tarefas, sua execução e na aquisição de níveis prescritos de experiência.
Um dos principais objetivos esperados com a aplicação desta metodologia é dotar os profissionais das mais variadas competências necessárias para garantir a execução correta e segura das tarefas relacionadas aos seus trabalhos, aprimorando a eficiência e a segurança do sistema de aviação civil.
O CBTA é uma metodologia de treinamento sustentada por um design de curso robusto e orientado aos padrões de desempenho definidos, instrutores qualificados e o uso contínuo de dados para melhorar a eficiência e a eficácia do treinamento e avaliações.
E qual a definição de competências?
A OACI adota a seguinte definição: competência é a combinação de habilidades, conhecimentos e atitudes necessários para o desempenho de uma tarefa conforme padrão estabelecido.
Em suma, é o conjunto do domínio teórico de determinado assunto, da aplicação prática deste conhecimento e do interesse em realizar tal aplicação.
O quadro abaixo apresenta algumas diferenças entre o modelo tradicional de treinamento e o CBTA:
Modelo tradicional |
CBTA |
Treinamento teórico separado de treinamento prático |
Fases de treinamento (seja teórico ou prático) projetadas para desenvolver as principais competências |
Expresso em termos quantitativos (ex.: horas voadas e execução de tarefas) |
Programa integrado (teoria e prática) focado em resultados práticos acerca das competências e seus impactos na segurança de voo |
Regulação e supervisão prescritivos |
Supervisão baseada em desempenho com foco na qualidade do curso e eficácia dos processos |
Design e conteúdo influenciados pelos métodos e exames da autoridade de aviação civil |
Requer metodologia de design instrucional com vistas a proporcionar o alcance das competências necessárias |
Para a implementação do CBTA, a OACI apresenta o seguinte fluxograma: