Histórico de atividades do Grupo GT-CBTA, com apoio dos SME
Em 2022 a ANAC criou o Grupo de Trabalho para estudos e proposição de diretrizes para formação e avaliação baseados em competência do pessoal da aviação civil, com vistas à manutenção do nível adequado de segurança operacional neste setor (denominado GT-CBTA).
Elaboramos uma linha do tempo para melhor visualização das várias atividades que vêm sendo realizadas desde a criação do Grupo de Trabalho, inclusive as principais contribuições dos SME (subject matter experts). Também disponibilizamos alguns dos materiais gerados ao longo desse período de atividades. Eles podem ser utilizados como guia tanto para a compreensão, quanto para a criação de treinamentos baseados em competências.
Linha do tempo – Marcos GT-CBTA e SME
Mês | Atividades |
Março/22
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Criação do GT-CBTA - Portaria 7557 (estudos iniciais) |
Maio/22
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Junho/22
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Julho/22
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Setembro/22
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Outubro/22
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Novembro/22
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Dezembro/22
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3ª reunião com SME |
Janeiro/23
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Fevereiro/23
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Março/23
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Junho/23
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Setembro/23 | Conclusão das visitas aos CIACs para ações de campo sobre design instrucional do treinamento CBTA |
Novembro/23 | |
Dezembro/23 | |
Janeiro/24 | Participação em curso sobre avaliação CBTA na prática - para instrutores e avaliadores. |
Fevereiro/24 | Conclusão do segundo fluxo de trabalho da fase 2 “Design” da metodologia ADDIE e atualização do Hotsite CBTA |
Agosto/24 | Participação no Workshop da Azul Linhas Aéreas “Workshop de Conceito de Treinamento e Avaliação Baseados em Competências (CBTA)” |
Setembro/24 | Participação no Workshop da Azul Conecta “Workshop - Treinamento por competência”. |
Outubro/24 | Divulgação dos materiais de apoio para implementação do Treinamento e Avaliação Baseados em Competências |
Outubro/24 |
Como é de conhecimento, o GT-CBTA seguiu recomendação da OACI, optando pela metodologia ADDIE (Analisar, Desenhar, Desenvolver, Implementar e Avaliar), conforme apresentado na página “Qual método de design instrucional devo utilizar?”. Clique aqui para visitar a página.
Na primeira fase da metodologia tratou-se da análise das necessidades de treinamento, sendo definido que o escopo seria voltado à carreira/formação PP-A MNTE VFRA.
Foi realizado um estudo preliminar definindo as questões afetas à segurança de voo do segmento da aviação geral que seriam atacadas.
Outros estudos também foram realizados sobre o alinhamento de requisitos brasileiros com as diretrizes da OACI relativas ao licenciamento de pilotos e CBTA.
Ao final, sob consulta de todos os documentos da ANAC e previsões da OACI de referência, foram definidas as Especificações de Treinamento para o Piloto Privado de Avião – já com base na Matriz de Competências da OACI.
Atualmente, o projeto está na fase de design instrucional.
No primeiro fluxo de trabalho desta fase, os indicados como SME participaram ativamente, contribuindo com respostas aos questionários enviados pelo GT-CBTA e integrando reuniões específicas.
Os questionários e outros estudos relacionaram a:
- Análise de dados e informações relevantes do Painel SIPAER;
- Análise e crítica de informações pertinentes ao treinamento e proficiência do PP-A do RBAC 61, tal como diretrizes do curso de formação frente aos preceitos CBTA da OACI;
- Definição da Matriz de Competência Adaptada, considerando ajustes pertinentes ao ambiente operacional e aos Comportamentos Observáveis do PP-A.
Como produto deste primeiro fluxo de trabalho da fase, foram definidas as competências relevantes, selecionados e adaptados determinados comportamentos observáveis do PP-A; publicando, como principal produto, a Matriz de Competências Adaptada do PP-A [MNTE/VFR]. Clique aqui para ver a matriz.
No segundo fluxo de trabalho desta fase em andamento, foi definida a lista de tarefas PP-A conforme orientações da OACI e agora, intimamente ligada à Matriz de Competências Adaptada.
Nota: Cabe lembrar que, junto a atuação de SME, a lista de tarefas PP-A sofreu atualizações durante ações posteriores ao final da fase de design instrucional. Clique aqui para ver a lista de tarefas do PP-A.
A análise do trabalho (tarefas e subtarefas) também foi finalizada após aplicação e análise qualitativa da pesquisa sobre Análise das Tarefas do Piloto Privado de Avião ao grupo SME.
Ainda nesta análise, inclusive com a participação dos SME, tratou-se da análise detalhada de cada fase de voo; tarefas; subtarefas associadas; da definição de conhecimentos, habilidades e atitudes; da determinação dos padrões de competência relevantes, desempenhos esperados; as condições sob as quais as competências devem ser observadas entre outros méritos.
Esta importante etapa subsidiará o plano de treinamento – que considera o currículo teórico e práticos do PP-A e o plano de avaliação – que considera os materiais instrucionais, ferramentas e demais aspectos relacionados com as atividades previstas – que será desenvolvido na fase a seguir; e finalmente todas os recursos e referências que serão usados por instrutores e avaliadores para aplicar o treinamento CBTA.
No segundo fluxo de trabalho desta fase, o foco das ações do GT esteve em ações de campo junto a CIAC e na recolha de contribuições importantes dos SME, gestores, instrutores e coordenadores de curso que participaram das atividades. Houve intensa troca de informações sobre os elementos do parágrafo acima, que subsidiarão as propostas de normativo da ANAC sobre o assunto. Ao todo, foram visitados 4 CIACs. As ações contaram com um total de 36 participantes e, em média, os participantes somaram cerca de 2000 horas de voo e 1140 horas de instrução, como critério de experiência.
Em paralelo, também houve a participação dos participantes do GT CBTA em fóruns e eventos de capacitação internacionais feitos, inclusive com fabricantes de aeronaves e provedores globais de treinamento para assimilação das melhores práticas sobre o desenvolvimento e aplicação prática de treinamentos CBTA. Os eventos foram determinantes para deixar as práticas da ANAC alinhadas com estas práticas.
Clique aqui para as fotos das ações junto aos CIAC.
Ao final desta fase, o GT CBTA da SPL da ANAC consolidou a proposição de todos os elementos e aspectos relacionados com o design instrucional da proposta de treinamento CBTA para os CIACs. Ou seja, considera-se concluído o Fluxo de Trabalho “DESIGN” da metodologia ADDIE e já existem todos os “subsídios” para utilização do GT no próximo Fluxo de Trabalho “Implementação” que entregará uma proposta de normativo da SPL da ANAC para o suporte à aplicação das metodologias ADDIE e CBTA nos Programas de Instrução a serem desenvolvidos pelos CIAC´s.
Com a publicação da série Guias CBTA, a Anac consolida um marco importante na formação do pessoal da aviação civil. Os Guias trazem orientações aos CIAC para o desenvolvimento e implementação do treinamento CBTA nos Programas de Instrução de Piloto Privado. A série Guias CBTA apresenta 3 volumes iniciais subdivididos em: Diretrizes de formação e avaliação baseadas em competências; Formação do Piloto Privado e Orientações para a elaboração do Manual do Instrutor. Em breve a série Guias CBTA receberá outros Guias para a aplicação CBTA nas demais carreiras de formação do pessoal da aviação civil.
Detalhamento da Linha do Tempo
Criação do GT CBTA no âmbito das organizações de formação da SPL com a instituição da Portaria ANAC 7557/2022. Realizado estudos dos documentos e referências internacionais sobre o Treinamento por Competências, metodologia de design instrucional recomendada. Foram determinados os entendimentos sobre a aplicação das duas metodologias no âmbito da formação de pessoal da aviação civil. Finalmente, definidas as prioridades e ações requeridas para o planejamento das ações frente as diversas carreiras de profissionais formados no âmbito da SPL.
Gap Analysis – realização de estudos em RBAC e IS com vistas à identificação de lacunas existentes na formação de pessoal da aviação civil do Brasil. Foi utilizada planilha específica contendo todos os itens do DOC 9868 pertinentes a um desenho instrucional e comparada com o que já existia na legislação nacional relativos a cada diferente profissional/habilitação. Do trabalho, foram identificadas as lacunas e oportunidades de revisão.
Entregue o Relatório de Estudo Preliminar – workflow 1.
Hotsite CBTA – destinação de um endereço específico vinculado à página da ANAC na internet. O hotsite passa a ser uma das ferramentas utilizadas para aproximar o GT-CBTA à comunidade aeronáutica e interessados no tema.
Webinário “Treinamento e Avaliação Baseados em Competência” – o webinário apresentou os principais conceitos e definições relacionados com treinamento e avaliação do pessoal da aviação civil baseado em competências, conforme diretrizes da OACI, e discutiu os trabalhos em andamento no âmbito da Agência relacionados com o tema. O evento também apresentou a metodologia que dará respaldo a implementação do treinamento CBTA no âmbito da SPL e respondeu à diversas dúvidas sobre o tema.
Desenvolvimento da metodologia proposta pela ICAO, adaptando as partes 1 e 2 do workflow 2.
Cadastro dos interessados em atuar como Subject Matter Experts – SME. Comunicação por e-mail e, também, mediante chamados no hotsite CBTA, com vistas à prospecção e criação de um grupo específico de pessoas dotadas de conhecimento na área e capazes de contribuir com as atividades do GT-CBTA.
Atualização do hotsite CBTA.
Elaboração de minuta de material de orientação interno sobre como desenvolver a metodologia de Desenho Instrucional e o CBTA.
Primeira reunião com SME. A reunião teve como foco principal apresentar aos participantes o objetivo, metodologia e produtos esperados pelo GT, bem como explicar as maneiras de interação da ANAC com os especialistas.
Apresentação de questionário online para manifestação dos SME quanto às competências e comportamentos observáveis dispostos no DOC 9868 e pela IATA.
Revisão do material de orientação interno para o desenvolvimento de currículos com base na metodologia CBTA.
Análise qualitativa dos resultados da pesquisa junto aos SME. A pesquisa contou com perguntas abertas, as quais demandaram grande esforço no sentido de compilar e tabular as informações em um modelo mais objetivo.
Apresentação dos resultados e análise da pesquisa junto aos SME
Disponibilizado aos SME pesquisa sobre os requisitos do RBAC 61. A pesquisa elenca os requisitos atuais da Agência e solicita aos respondentes que registrem suas opiniões e comentários sobre o quanto as provisões da ANAC contribuem, positivamente ou negativamente, para que os candidatos a Piloto Privado de Avião (PP-A) adquiram e demonstrem as competências previstas para a função por meio da execução das tarefas relacionadas ao final de suas formações.
Definição da Matriz de Competências Adaptada do Brasil para o Piloto Privado de Avião, com respectivas descrições e comportamentos observáveis associados às competências. Divulgada no hotsite https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/regulados/organizacoes-de-instrucao/cbta/avisos/conheca-a-matriz-de-competencias-adaptada-voltada-a-formacao-do-piloto-privado-aviao a listagem que servirá como base para desenvolver as propostas de treinamento e ferramentas de avaliação das competências nos pilotos.
Realizado o Webinário "Competências do Piloto Privado de Avião" com o objetivo de divulgar a Matriz de Competências Adaptada definida pelo GT. O webinário apresentou a visão geral da metodologia CBTA, o processo para definição da Matriz Adaptada, a definição das Competências do PP-A e as expectativa do GT-CBTA para os próximos trabalhos do grupo.
Revisão do material de orientação interno para o desenvolvimento de itens de prova baseado em competência.
Entrega da minuta Diretrizes para treinamento e avaliação baseados em competência no âmbito da SPL. Um dos subprodutos do GT-CBTA, versa sobre os princípios e procedimentos gerais a serem seguidos na concepção e implantação de uma abordagem baseada em competências para treinamento e avaliação. Objetiva prover orientações para a implementação da metodologia CBTA de forma padronizada, no âmbito de atuação da SPL.
Realizada a terceira reunião com o grupo de SME com a finalidade de apresentar a etapa de Job Analysis e preparar os experts para contribuírem com as próximas fases do projeto, prevista para acontecer na forma de pesquisa online. Nesta etapa, junto da Matriz Adaptada de Competências, consideram-se concluídas as bases para desenvolver as propostas de treinamento e avaliação CBTA.
Aplicação da pesquisa Análise das Tarefas do Piloto Privado de Avião ao grupo SME. O formulário da pesquisa apresentou, para apreciação dos SME, as tarefas classificadas em termos de frequência, dificuldade, importância e prioridade.
Apresentação dos resultados da pesquisa: LISTA DE TAREFAS - PP-A [MNTE/VFR] – definida a lista de tarefas e subtarefas de um piloto privado de avião.
Chamamento dos SME para contribuições no Task description Form: relação de todas as tarefas, subtarefas, respectivos objetivos intermediários do trabalho do PP-A, tal como o sumário das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) requeridas para cada uma delas e todas as fases de voo.
Análise das contribuições dos SME no Task description Form. Além das questões elencadas no item acima, o formulário ainda relacionou possíveis dificuldades de desempenho, referências documentais, padrões aplicáveis, a condição, o desempenho e os padrões esperados para cada tarefa – de maneira a substanciar adequadamente as propostas curriculares e de avaliação a serem propostas na próxima etapa dos trabalhos do grupo de trabalho. Enfim, definiu-se todos os méritos sobre o trabalho do Piloto Provado de Avião, caracterizando a conclusão desta etapa marcante dos trabalhos do GT CBTA.
Encerramento do ciclo de 4 visitas a CIACs para interações e troca de informações com SME e demais interessados sobre a aplicação prática do CBTA – tanto relacionadas com currículo teórico e prático das propostas de treinamento CBTA; e elaboração de relatório de evento sobre percepções e práticas relacionadas com a metodologia CBTA para alinhamento internacional da ANAC.
Realização do Módulo I do Curso de CBTA (Módulo Básico) na modalidade EaD, realizado no período de 21/11/23 a 31/01/24, com 762 inscritos. Devido à grande procura, o curso foi reaberto ao longo do ano de 2024 e é pré-requisito para o Módulo II do Curso de CBTA (Módulo Prático).
Conclusão de relatório sobre o design instrucional do treinamento CBTA, com foco na aplicação do CBTA na prática – currículos teóricos e práticos. O relatório objetiva propor todos os elementos e aspectos associados com a implementação da metodologia ADDIE e aplicação da metodologia CBTA pelos CIAC; para serem disponibilizados em normativo a ser publicado pela SPL/ANAC.
Aquisição de conhecimentos diversos e participação em curso oferecido por fabricante de aeronaves de grande porte e provedor global de treinamento sobre metodologia e aspectos da avaliação de competência na prática - para instrutores e avaliadores.
Conclusão do segundo fluxo de trabalho da fase 2 “Design” da metodologia ADDIE, atualização do Hotsite CBTA e disponibilização de todos subsídios necessários para elaboração de proposta de normativo da SPL/ANAC para o suporte à aplicação da metodologias ADDIE e CBTA pelos CIAC.
Participação no Workshop da Azul Linhas Aéreas “Workshop de Conceito de Treinamento e Avaliação Baseados em Competências (CBTA)” voltado a CIAC certificados sobre a importância do treinamento e avaliação por competência. Foram apresentados aspectos gerais para o treinamento CBTA e elementos-chave para o desenvolvimento e aplicação da metodologia CBTA nos programas de instrução dos CIAC.
Participação no Workshop da Azul Conecta “Workshop - Treinamento por competência”, voltado a instrutores do operador aéreo, para difusão e explanação de conceitos, premissas e diversos aspectos sobre o treinamento e a avaliação CBTA para pilotos. No evento foi enfatizada a importância do papel dos instrutores e avaliadores CBTA para aplicação da metodologia de treinamento.
Publicação dos Guias CBTA e dos materiais de apoio para implementação do Treinamento e Avaliação Baseados em Competências. São guias e modelos de documentos e formulários a serem utilizados pelos CIAC que desejem desenvolver o treinamento e a avaliação utilizando a metodologia CBTA.
Inclusão da pesquisa sobre Instrutor CBTA para captação de percepções sobre a qualidade da formação dos instrutores de voo no Brasil e de subsídios para a criação de uma lista de tarefas para suporte dos instrutores que se relacione com sua matriz de competências.