Conheça a Matriz de Competências Adaptada, voltada à formação do piloto privado avião
A Matriz de Competências Adaptada incorpora os trabalhos executados até o momento e que integram o portfólio de ações do GT-CBTA para definir as orientações e instruções sobre esta nova metodologia de treinamento aos CIAC e seu pessoal técnico.
A matriz adaptada é fruto de diversas interações com os SME (especialistas no assunto, provenientes da comunidade aeronáutica, acadêmica e da ANAC), premissas da OACI sobre a implementação e aplicação do treinamento CBTA, e traz adaptações para que as competências sejam melhor desenvolvidas e verificadas no tipo de operação em questão: PPA-MNTE-VFRA e operação Single Pilot.
Ela determina as competências, suas descrições e OBs (comportamentos observáveis) relacionados; e servirá de base/referência para o desenvolvimento das propostas de treinamento e avaliação conforme metodologia CBTA. Além disso, define/delimita o escopo e as atividades de treinamento e avaliação dos pilotos.
Com base na matriz, as próximas etapas para o desenvolvimento do treinamento CBTA, serão: Análise do Trabalho e suas condições, determinação dos CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para as tarefas e subtarefas do PP-A e determinação dos aspectos curriculares da parte teórica e prática dos treinamentos a serem ministrados pelos CIAC.
Faça o download da Matriz de Competências Adaptada.
Assista ao webinário Competências do Piloto Privado de Avião, realizado em 31/10/2022