Qualificação de FSTD
A qualificação de FSTD é o processo pelo qual a ANAC avalia e certifica que um FSTD cumpre os requisitos do RBAC 60 (clique no link para acessar), para um determinado nível. A avaliação para qualificação de FTSD é composta por duas atividades: avaliação objetiva e avaliação subjetiva e funcional.
A avaliação objetiva visa, do ponto de vista de engenharia, verificar que o comportamento do FSTD é semelhante ao da aeronave real. Para isso, todo FSTD (com exceção ao FTD 4) deve possuir um Guia de Testes de Qualificação (Qualification Test Guide - QTG), que contém os resultados de testes, declarações de conformidade e capacidade, a configuração da aeronave simulada, dentre outras informações. O QTG permite a comparação do desempenho do FSTD com o desempenho da aeronave, baseado em dados de referência objetivos, que podem ser: dados de ensaio em voo da aeronave real, dados constantes de documentos como o AFM (Aircraft Flight Manual), dados dos fabricantes de diversos sistemas do FSTD (como visual, motion e som), dentre outros meios.
A avaliação subjetiva e funcional é realizada por piloto habilitado na aeronave sendo simulada. A avaliação subjetiva consiste em avaliar subjetivamente se a operação do FSTD está condizente com a operação da aeronave real, em seu comportamento, percepção visual, sonora e tátil, no sentido das acelerações e vibrações. A avaliação funcional consiste na verificação do correto funcionamento dos diversos sistemas simulados, seja em situação normal ou anormal, de acordo com publicações aeronáutica da aeronave, como o AFM ou o Pilot Operating Handbook.
Para a qualificação de FTD e FFS, selecione abaixo o tipo de qualificação para mais informações.
- Qualificação Inicial (clique no link para acessar): aquela realizada para obter o certificado de Qualificação do FSTD pela primeira vez ou quando o FSTD está com sua qualificação vencida há mais de 24 meses.
- Qualificação para Elevação de Nível (clique no link para acessar): atividade relacionada com a verificação dos cumprimentos de requisitos necessários para que o simulador seja qualificado em um nível mais elevado.
- Qualificação Recorrente (clique no link para acessar): aquela realizada periodicamente para verificar que o FSTD continua cumprindo com os requisitos aplicáveis.
- Qualificação de Modificações (clique no link para acessar): atividade relacionada com a verificação dos cumprimentos de requisitos necessários após modificações no FSTD, que afetem de forma significativa seu funcionamento ou que insiram ou removam novas funcionalidades e/ou equipamentos instalados.
- Validação Estrangeira (clique no link para acessar): validação da qualificação de FSTD realizada por país estrangeiro signatário da Convenção de Aviação Civil Internacional.
Além das avaliações listadas acima, a ANAC também realiza fiscalização não-rotineira, quando há evidência de possível degradação da condição do FSTD na qual ele potencialmente não esteja cumprindo algum requisito.
Dúvidas poderão ser encaminhadas ao Fale com a ANAC (clique no link para acessar).