IV Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo
No período de 7 a 11 de novembro de 2016, a Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS) da ANAC, com o apoio da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), da Superintendência de Planejamento Institucional (SPI) e da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), promoveu a IV Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo na cidade de São Paulo/SP.
A quarta edição do evento contou com 225 participantes de empresas aéreas brasileiras e estrangeiras que operam no país, entre outras entidades, distribuídos entre a cerimônia de abertura e 8 painéis com duração de 3h30min cada.
Na cerimônia de abertura, o senhor Gerente de Acompanhamento de Mercado da ANAC, Cristian Vieira dos Reis, realizou a palestra “A Qualidade da Informação para o Acompanhamento dos Serviços Aéreos”.
Historicamente, a informação sobre o transporte aéreo tem sido essencial para subsidiar o processo decisório no âmbito da administração pública e da iniciativa privada.
Entre as suas principais aplicações, estão a formulação de políticas públicas para o setor, a regulação e a fiscalização, a defesa da concorrência, o planejamento de oferta de voos, investimentos em infraestrutura aeroportuária e aeronáutica, a realização de estudos pela academia e a ampliação do conhecimento da sociedade sobre o setor.
Em sua primeira participação, a Gerência de Regulação das Relações de Consumo agregou mais um tema de relevante interesse social, promovendo intenso debate sobre o transporte de passageiros com necessidade de assistência especial e a remessa dos correspondentes dados à Agência pelas empresas aéreas.
A massiva adesão dos profissionais das empresas aéreas à quarta edição do evento, participando dos debates com os servidores da ANAC, evidenciou uma vez mais o seu comprometimento com a qualidade da informação do setor.
As críticas e contribuições recebidas durante os painéis serão avaliadas pela Agência, sob o prisma do interesse público, para o aprimoramento da regulamentação vigente, do atual modelo de informação, da tempestividade e da consistência dos dados.
Cristian Vieira dos Reis
ANAC
Ainda durante a Cerimônia de Abertura palestraram o senhor Ricardo Rocha, Diretor do Departamento de Política de Serviços Aéreos da Secretaria de Política Regulatória de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o senhor Maurício Emboaba, consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o senhor Carlos Ebner, Diretor-Geral da International Air Transport Association (IATA) para o Brasil, e o senhor Rafael Oliveira de Castro Alves, Especialista em Regulação de Aviação Civil da Gerência de Acompanhamento de Mercado da ANAC.
A transparência na gestão pública constitui instrumento fundamental para o exercício da democracia e para o desenvolvimento do país. A qualidade da informação é nesse contexto item essencial para o aprimoramento regulatório e para a formulação de políticas públicas mais efetivas.
Ricardo Rocha
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Os painéis do evento foram conduzidos por servidores da Gerência de Acompanhamento de Mercado (GEAC), da Gerência de Operações de Serviços Aéreos (GOPE) e da Gerência de Regulação das Relações de Consumo (GCON), que debateram com os participantes os principais aspectos da regulamentação vigente que trata da remessa periódica, por parte das empresas aéreas, de dados econômico-financeiros, de tarifas aéreas, de estatísticas de voos, da autorização de voos, do boletim de alteração de voos e do transporte de passageiros com necessidade de assistência especial.
De acordo com as respostas ao questionário que foi preenchido a cada painel, verificou-se que 89% dos participantes trabalham diretamente com o assunto abordado no painel ou gerenciam equipe responsável pelo assunto em sua empresa.
21% dos participantes trabalham com o assunto do painel há menos de 1 ano, e 14% entre 1 e 2 anos.
47% dos profissionais participaram pela primeira vez da Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo.
82% dos participantes trabalham no estado de São Paulo e 9% no Rio de Janeiro.
O evento apresentou informações novas para 22% dos participantes e 75% já estavam familiarizados com o conteúdo, mas ainda assim consideraram o evento proveitoso.
Para 92% dos participantes, o evento atendeu às expectativas. 7% consideraram que o evento atendeu parcialmente.
A seguir, estão disponíveis a programação final do evento, o quantitativo de participantes por painel, o perfil dos participantes, as apresentações, o resumo das avaliações feitas pelos participantes e as fotos.
- Programação (clique no link para acessar)
- Quantidade de participantes (clique no link para acessar)
- Perfil dos participantes (clique no link para acessar)
- Apresentações
- Cerimônia de Abertura (clique no link para acessar)
- Painel 1 (clique no link para acessar)
- Painel 2 (clique no link para acessar)
- Painel 3 (clique no link para acessar)
- Painel 4 (clique no link para acessar)
- Painel 5 (clique no link para acessar)
- Painel 6 (clique no link para acessar)
- Painel 7 (clique no link para acessar)
- Painel 8 (clique no link para acessar)
- Avaliações
- Avaliação Geral (clique no link para acessar)
- Painel 1 (clique no link para acessar)
- Painel 2 (clique no link para acessar)
- Painel 3 (clique no link para acessar)
- Painel 4 (clique no link para acessar)
- Painel 5 (clique no link para acessar)
- Painel 6 (clique no link para acessar)
- Painel 7 (clique no link para acessar)
- Painel 8 (clique no link para acessar)
- Fotos
- Cerimônia de Abertura (clique no link para acessar)
- Painel 1 (clique no link para acessar)
- Painel 2 (clique no link para acessar)
- Painel 3 (clique no link para acessar)
- Painel 4 (clique no link para acessar)
- Painel 5 (clique no link para acessar)
- Painel 6 (clique no link para acessar)
- Painel 7 (clique no link para acessar)
- Painel 8 (clique no link para acessar)