I Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo
26 a 30 de agosto de 2013, São Paulo-SP
A I Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo, realizada no período de 26 a 30 de agosto de 2013, no auditório da Representação Regional da ANAC em São Paulo-SP, localizado na Rua Renascença, nº 112, 1º Andar, Bairro Vila Congonhas, CEP 04612-010, foi conduzida pela Gerência de Análise Estatística e Acompanhamento de Mercado – GEAC da Superintendência de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado – SRE da ANAC, que teve o apoio da Assessoria de Comunicação Social – ASCOM e da Superintendência de Planejamento Institucional – SPI.
O evento recebeu mais de 250 inscrições de profissionais das empresas aéreas brasileiras e estrangeiras que operam no Brasil, distribuídas em 8 painéis com duração de 3h30min cada, que tiveram como tema o processo de elaboração da informação.
A Cerimônia de Abertura teve como público-alvo os administradores, executivos e representantes legais das empresas aéreas e foi conduzida pela Senhora Danielle Crema, Superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da ANAC, que proferiu uma palestra sobre a regulação e a informação do transporte aéreo e destacou a importância do evento.
"A informação tempestiva e consistente revela-se como um insumo essencial da regulação econômica e do acompanhamento de mercado do transporte aéreo que competem à ANAC.
Assim, espera-se que a Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo passe a compor a agenda anual de fóruns dedicados ao debate especializado entre reguladores e regulados, com vistas ao aprimoramento continuado da qualidade da informação de mercado do setor."
Danielle Crema
Os painéis do evento tiveram como público-alvo os profissionais-técnicos das empresas aéreas que são responsáveis pela elaboração e a apresentação periódica de informações de mercado à ANAC e foram precedidos por uma Palestra de Abertura conduzida pelo Senhor Cristian Reis, Gerente de Análise Estatística e Acompanhamento de Mercado da ANAC, que destacou os objetivos do evento; a importância da qualidade da informação para o planejamento e o desenvolvimento do transporte aéreo; e a regulação do setor.
A adesão massiva dos profissionais técnicos das empresas aéreas e a sua reação extremamente positiva reforça a importância do evento para a troca de experiências e conhecimentos entre os regulados e a sua aproximação com o regulador.
Percebeu-se que o evento, de fato, contribuiu para ampliar o conhecimento dos profissionais das empresas aéreas sobre a regulação desempenhada pela ANAC e sobre como a Agência vem usando a informação de mercado que recebe periodicamente dos regulados para o planejamento e o desenvolvimento do transporte aéreo no Brasil.
Os reguladores, por sua vez, passaram a compreender melhor as dificuldades enfrentadas pelas empresas aéreas na interpretação e no cumprimento da regulamentação vigente e receberam contribuições para o seu aprimoramento.
Cristian Reis
A seguir, são apresentados alguns relatos dos participantes do evento, conforme constantes dos formulários de avaliação preenchidos ao final de cada painel:
“O encontro promoveu esclarecimentos e troca de conhecimentos para o mercado de negócios.”
“Conhecer o serviço da Agência permite que nós, usuários, possamos focar corretamente no preenchimento e envio de informações”.
“Gostaria de agradecer o convite e a disponibilidade que vocês abriram para as empresas aéreas. Seria interessante ter mais apresentações das companhias aéreas para analisarmos uma melhor forma de realizar nossos serviços, podendo, assim, analisar se todos seguem o mesmo padrão ou se há alguma forma de melhorar”.
“Os painéis foram apresentados de forma clara e objetiva, abrangendo os principais pontos dos assuntos em pauta”.
“Excelente oportunidade de troca de experiências e informações”.
“Muito útil. Vários tópicos que tínhamos dúvidas foram esclarecidos.”
“Participantes com facilidades em troca de informações na procura de uma padronização visando à agilidade para o sistema".
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas a seguir:
- Banner (clique no link para acessar)
- Programação (clique no link para acessar)
- Apresentações (clique no link para acessar)
- Inscrições Recebidas (clique no link para acessar)
- Principais Contribuições (clique no link para acessar)
FOTOS
- 26/08/2013 Manhã - Cerimônia de Abertura (clique no link para acessar)
- 26/08/2013 Tarde - Dados Econômicos -Empresas Brasileiras (clique no link para acessar)
- 27/08/2013 Manhã - BAV - Empresas Brasileiras (clique no link para acessar)
- 27/08/2013 Tarde - BAV - Empresas Estrangeiras (clique no link para acessar)
- 28/08/2013 Manhã - Dados Estatísticos - Empresas Brasileiras (clique no link para acessar)
- 28/08/2013 Tarde - Dados Estastíticos -Empresas Estrangeiras (clique no link para acessar)
- 29/08/2013 Manhã - Tarifas Aéreas Domésticas - Empresas Brasileiras (clique no link para acessar)
- 29/08/2013 Tarde - Tarifas Aéreas Internacionais - Empresas Brasileiras (clique no link para acessar)
- 30/08/2013 Manhã - Tarifas Aéreas Internacionais - Empresas Estrangeiras (clique no link para acessar)