O Sistema de Gerenciamento da Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (SGSE), também conhecido pelo termo em inglês Security Management System (SeMS), é um método adotado mundialmente para gerenciar as atividades ligadas à AVSEC. Esse sistema tem como pilar principal a promoção da cultura efetiva AVSEC visando à conscientização de todos os elos da comunidade aeroportuária.
Esse sistema fornece às entidades uma visão integrada sobre como melhorar diversos temas dentro da empresa como: estrutura organizacional, responsabilidades e políticas e procedimentos necessários para garantir a supervisão eficaz das operações relacionadas a manutenção da segurança AVSEC. Além disso, possibilita que os principais riscos sejam efetivamente identificados, corrigidos ou mitigados e sujeitos a revisões regulares, como parte integrante de seu negócio global, de modo a garantir a proteção do sistema de aviação civil.
A implementação do SGSE não é obrigatória para os operadores aéreos e aeroportuários, cada gestor deverá avaliar a sua realidade, a sua estrutura, inclusive de AVSEC, e decidir se a implementação de um SGSE é adequada à complexidade de suas operações. No entanto, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) entende que a opção pela implementação traz benefícios à empresa, por exemplo, a visão holística acerca dos problemas que estão impactando o desenvolvimento da empresa em termos de segurança.
O fomento à implementação e ao desenvolvimento do SGSE para os operadores está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Normas e Projetos Estratégicos (CNPE), na Gerência de AVSEC e Facilitação (GSEF) da ANAC. Caso necessite sanar dúvidas, apresentar boas práticas desenvolvidas na organização, propor novas ideias e ações voltadas sobre o SGSE, procure a coordenadoria pelo e-mail gsef.sia@anac.gov.br.