Operação Ale Especial
Licença/Habilitação
Para operar uma ALE, com peso máximo de decolagem de até 750kg em período diurno, o piloto deve possuir pelo menos um Certificado de Piloto Aerodesportivo (CPA) com habilitação válida para a respectiva categoria.
Caso se deseje operar uma ALE com peso máximo de decolagem a partir de 750kg ou realizar voo noturno, faz-se necessário a licença de Piloto Privado (PP).
Nota: As CE-ALE podem ser utilizadas para treinamentos de voo. Assim, as horas de voo realizados em CE-ALE podem ser consideradas para concessão de licença de piloto ou elevação de graduação de licença de piloto.
Onde operar
As ALE que operam com CE-ALE podem utilizar o espaço aéreo e a infraestrutura do sistema de aviação civil como qualquer aeronave privada, respeitando as normas estabelecidas pela ANAC e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Elas podem, assim, voar livremente sobre áreas densamente povoadas, não havendo restrições específicas de áreas para seu voo.
Atividades remuneradas (comercialização da atividade)
CE-ALE podem ser utilizadas em algumas atividades remuneradas. Mediante aprovação, é permitida a utilização de ALE por CIAC para treinamento de pilotos para obtenção de licenças de Piloto Privado (PP) e Piloto Comercial (PC).
As CE-ALE também podem ser utilizadas para reboque de planadores; no entanto, a aeronave deve estar adequada para esse tipo de atividade..
Manutenção
As atividades de manutenção, inspeção, reparos, verificação de aeronavegabilidade das aeronaves, a emissão do certificado CVA e alterações podem ser executadas por mecânicos ou organizações de manutenção aeronáutica. O proprietário ou operador de uma ALE, caso tenha certificado de piloto aerodesportivo ou superior, tem permissão de realizar a atividade de manutenção preventiva simples, seguindo as especificações do fabricante.
Além de ter que passar por verificações anuais de aeronavegabilidade, inspeções e manutenções previstas no manual da aeronave, as ALEs do tipo Especial devem cumprir as diretrizes de aeronavegabilidade aplicáveis à aeronave e também com diretrizes de segurança emitidas pelo fabricante. Tais documentos servem para corrigir condições inseguras na ALE.