Oferta e compra da passagem
Nesta página você irá encontrar informações sobre:
- Oferta: pesquisando a passagem aérea
- Escolhendo a melhor tarifa para você
- Itens opcionais
- Preenchimento dos dados e correção de nome
- Finalizando: resumo da compra e pagamento
- Confirmação da compra e comprovante da passagem aérea
- Desistência da passagem
Oferta: pesquisando a passagem aérea
Preço da passagem – No processo de compra e venda de passagens aéreas, as empresas devem apresentar o valor total do serviço, discriminando todas as taxas, tributos e tarifas incluídas. Assim, você saberá no momento da compra qual é o preço final da sua passagem. Além disso, é importante que você saiba que o preço é definido livremente pelas próprias empresas aéreas.
Preços promocionais – Fique atento! As passagens com preços promocionais normalmente possuem regras bem menos flexíveis para cancelamento e alteração (com multas mais altas) e podem até mesmo não ser reembolsáveis.
Diferentes canais de compra– O valor da passagem aérea pode variar de acordo com o canal de comercialização utilizado (internet, lojas, balcão do aeroporto etc.).
Agências de viagens/turismo: Caso realize sua compra em uma agência de turismo (loja física ou pela internet), saiba que o valor da passagem também pode ser diferente do oferecido pelas companhias aéreas. Confira as regras para cancelamento, alterações e reembolso, pois no caso de voos fretados, essas condições são definidas no contrato com a agência de turismo e não se aplicam as regras da Resolução nº 400/2016 da ANAC. Em caso de dúvidas, contate diretamente sua agência. Saiba mais em Agências de Turismo.
Escalas e conexões - Observe o tempo entre os voos em caso de escalas e conexões. Verifique se esse intervalo é conveniente para você. Durante o processo de compra, observe também se há necessidade de troca de aeroportos. Esse deslocamento para troca de aeroportos geralmente é de responsabilidade do próprio passageiro. Em algumas cidades, as empresas aéreas podem oferecer transporte de ônibus entre aeroportos como cortesia. Verifique com antecedência se há essa disponibilidade junto à companhia aérea.
Escolhendo a melhor tarifa para você
Perfis tarifários – A maioria das empresas oferecem opções de tarifas (com preços diferentes) para um mesmo trecho. Geralmente, as tarifas mais baratas têm regras menos flexíveis e multas maiores caso você precise remarcar, alterar ou pedir reembolso. Compare e escolha a tarifa com as regras que melhor se ajustam à sua necessidade!
Itens inclusos – Além das regras para cancelamento, alterações e reembolso, verifique também os serviços que estão inclusos (ou não) em cada tipo de tarifa. Alguns podem incluir despacho de bagagem, marcação antecipada de assento e serviço de bordo.
Regras claras – Todas as informações sobre os serviços e as regras de transporte aéreo devem ser apresentadas pelas empresas aéreas por escrito, em língua portuguesa, de forma clara e objetiva.
Atenção! Você não é obrigado a contratar nenhum serviço opcional, como despacho de bagagem, marcação de assento ou seguro-viagem. Serviços opcionais só podem ser selecionados pelo próprio comprador (não podem vir pré-selecionados) e o custo deve ser apresentado separadamente do valor da passagem.
Bagagem despachada – O despacho de bagagem pode ser cobrado pela empresa. As empresas aéreas devem informar, no momento da venda da passagem, se as bagagens estão inclusas no preço do bilhete ou se serão comercializadas à parte (conforme o perfil da tarifa). Assim, o passageiro pode escolher a tarifa que melhor atende à sua necessidade.
Marcação de assento – A escolha antecipada por um assento específico (ex. janela, corredor, com maior espaço etc.) pode ser cobrada pela empresa, independentemente do momento da marcação. Passageiros menores de idade devem viajar em assentos localizados ao lado de, pelo menos, um adulto (pais ou responsável), mesmo nos casos em que os passageiros optem por não adquirir assentos específicos. Saiba mais clicando aqui.
Serviço de bordo – Pode estar incluído no preço da passagem aérea ou ser pago separadamente, a bordo da aeronave. A empresa aérea pode oferecer esse serviço ou não, de acordo com sua estratégia comercial. Se houver dúvidas, consulte a companhia aérea previamente.
Seguro-viagem – Alguns países exigem a aquisição de seguro-viagem para entrada em seu território. Consulte a empresa aérea sobre o assunto.
Transporte de animais – Se você planeja viajar com seu animal de estimação, verifique se a companhia aérea que você escolheu oferece esse tipo de serviço e quais são as regras para o transporte de animais domésticos (viagem na cabine ou no porão da aeronave, necessidade de uso de focinheira etc.).
Reembolso de serviços opcionais – Fique atento! Para reembolso de valores pagos por serviços opcionais, valem as regras do contrato. Por isso, consulte e leia com atenção todas as regras para a prestação do serviço.
Preenchimento dos dados e correção de nome
Dados pessoais – Na hora de preencher os dados, fique atento para preencher corretamente o nome e o sobrenome do passageiro. Em caso de erro, ele poderá ser impedido de viajar, por questões de segurança.
Correção de dados –Você pode solicitar a correção de eventual erro, sem qualquer cobrança, até a realização do seu check-in. Mas atenção: no caso de voos internacionais que envolvam mais de uma empresa aérea, poderá haver cobrança para essa correção.
Apresentação de documentos e nome social – A passagem aérea deve conter no mínimo o nome, sobrenome do passageiro e CPF. Então, fique atento durante o preenchimento desses dados, pois você deverá apresentar um documento oficial com foto antes do embarque na aeronave. O novo RG digital e o título de eleitor eletrônico já permitem o uso do nome social.
Não deixe para a última hora! Assim que receber seu comprovante de passagem, confira todos os dados. Se perceber algum erro na grafia do nome, comunique o quanto antes à empresa aérea.
Passageiros com necessidade de atendimento especial – Durante o preenchimento de seus dados, fique atento e solicite assistência para um voo tranquilo e mais seguro. Para saber mais, acesse nossa página sobre Acessibilidade.
Finalizando: resumo da compra e pagamento
Antes de finalizar a compra online, deve ser exibido um resumo do contrato de transporte, contendo o valor total a ser pago em moeda nacional e a relação de todos os itens e serviços solicitados. Leia esse documento com atenção. Ele deve conter os principais termos firmados entre o passageiro e a empresa aérea, como regras e multas de não apresentação para o embarque (no-show), remarcação, cancelamento e reembolso, além de regras e valores para o transporte de bagagem, entre outros..
Confirmação da compra e comprovante da passagem aérea
Após comprar a passagem aérea, o passageiro recebe um documento com todas as informações relativas à sua compra e contendo o código localizador da sua passagem, que pode ser entregue em mãos ou via e-mail. Este documento é o Comprovante da Passagem Aérea. Leia e confirme se as informações estão corretas. Caso perceba algum erro, procure imediatamente a companhia aérea.
Comprovante – O comprovante de compra da passagem aérea deve conter as seguintes informações: valor total da passagem aérea, com a discriminação dos seus itens; regras e eventuais multas; tempo de conexão e troca de aeroportos, quando houver; regras e valores do transporte de bagagem; nome e sobrenome do passageiro; horário e data da viagem; serviço(s) e produto(s) opcional(is) adquirido(s); procedimentos e horário para o embarque do passageiro; e prazo de validade da passagem.
Acesse o infográfico com as informações que você deve conferir antes de viajar.
Desistência – O passageiro tem 24 horas para desistir da sua compra sem custos, desde que a compra da passagem tenha sido feita com 7 dias ou mais de antecedência da data do voo. Se o cancelamento for necessário, entre em contato com a empresa aérea em um de seus canais de atendimento.
Teve um problema com a empresa aérea? Procure a empresa em seus canais de atendimento.
Não foi possível resolver diretamente com a empresa? Clique para reclamar.
É apenas uma dúvida? Entre em contato com a ANAC pelo 163 (a ligação é gratuita de qualquer estado do País e funciona todos os dias das 8h às 20h).
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