Inspeção de segurança para passageiros
Para entrar na sala de embarque do aeroporto, qualquer pessoa, animal, equipamento ou objeto deve passar pelos procedimentos de inspeção de segurança. A inspeção inclui um conjunto de técnicas de revista, aplicadas no passageiro e na sua bagagem, com a finalidade de identificar armas, explosivos ou outros artigos que possam ameaçar a segurança da aviação civil.
Os procedimentos de inspeção são realizados de maneira imparcial e são regulamentados pela Resolução da Anac nº 515, de 8 de maio de 2019, seguindo diretrizes nacionais e internacionais de segurança. Conheça, abaixo, os procedimentos que podem ser realizados pelo Agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) nos aeroportos:
EMBARQUE NUMA BOA
CartilhasPara promover a conscientização dos passageiros sobre os procedimentos de segurança no canal de inspeção, incentivar o respeito à diversidade e à dignidade entre passageiros, funcionários e colaboradores dos aeroportos, a Anac realiza, como parte do Programa Asas para Todos, a campanha Embarque Numa Boa: segurança e respeito em cada inspeção. O objetivo é promover o conhecimento sobre os procedimentos de inspeção de segurança nos aeroportos, os direitos e os deveres dos passageiros nessa etapa da viagem, ressaltando a importância que cada inspeção tem para garantir a segurança, não apenas dos passageiros, mas de todo o setor aéreo.
Confira o material da campanha, conheça os procedimentos de segurança e saiba a importância de seguir as orientações dos Agentes de Proteção da Aviação Civil (Apac) no momento da inspeção dentro dos aeroportos brasileiros.