Inspeção de segurança para passageiros
Qualquer pessoa, animal, equipamento ou objeto para entrar na sala de embarque do aeroporto deve passar pelos procedimentos de inspeção de segurança. A inspeção nada mais é do que a revista do passageiro e da sua bagagem. Essa ação é necessária para prevenir possíveis situações de ameaça que possam interferir na segurança das operações da aviação. Os procedimentos de inspeção são realizados de maneira imparcial e são regulamentados pela Resolução nº 515, de 8 de maio de 2019, seguindo diretrizes nacionais e internacionais de segurança. Conheça, abaixo, os procedimentos que podem ser aplicados:
Embarque numa boa: segurança e respeito a cada inspeção
Para promover a conscientização dos passageiros sobre os procedimentos de segurança no canal de inspeção, incentivar o respeito à diversidade e à dignidade entre passageiros, funcionários e colaboradores dos aeroportos, a Anac está promovendo, como parte do Programa “Asas para Todos”, a campanha “Embarque numa boa: segurança e respeito a cada inspeção”. A campanha tem o dever de promover o conhecimento sobre os procedimentos de inspeção de segurança, os direitos e os deveres dos passageiros nessa etapa da viagem, ressaltando a importância que cada inspeção tem para garantir a segurança, não apenas dos passageiros, mas de todo o setor aéreo.
Confira o material da campanha, conheça os procedimentos de segurança e saiba a importância de seguir as orientações dos Agentes de Proteção da Aviação Civil (Apac) no momento da inspeção.
Temas Relacionados: