Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Nessa página você irá encontrar informações sobre:
O check-in é o momento em que você confirma que irá comparecer em seu voo. Ele pode ser feito no balcão da empresa, pela internet, por aplicativos de celular, totens de autoatendimento nos aeroportos e até por SMS.
Ao fazer o check-in, você terá acesso ao seu cartão de embarque.
Não deixe para a última hora! O horário de encerramento do check-in varia de uma empresa para outra, mas ele é sempre mais cedo que o horário do seu voo. Consulte seu comprovante de compra da passagem aérea e verifique essas informações. O check-in também é a última oportunidade para solicitar a correção do nome do passageiro, quando houver algum erro.
No aeroporto, se você ainda não fez o check-in ou precisa despachar alguma bagagem, procure os locais de atendimento da empresa aérea. Além do balcão de atendimento tradicional, em boa parte dos aeroportos as empresas disponibilizam ferramentas de autoatendimento. Nelas, você pode imprimir o cartão de embarque e em alguns casos até mesmo despachar sozinho sua bagagem.
Se está apenas com sua bagagem de mão e ela estiver dentro das regras, você pode se dirigir diretamente ao portão de embarque, com seus documentos e cartão de embarque em mãos.
Como você viu até aqui, a sua viagem começa muito antes de você entrar no avião. E os procedimentos de inspeção no aeroporto são obrigatórios para garantir uma viagem segura e seguem normas internacionais de segurança.
Após passar pelos procedimentos de segurança, você pode sair da sala de embarque caso haja necessidade. Nesse caso, peça orientações de como proceder. Ao retornar, você deverá passar por todas as etapas de inspeção novamente.
Ainda ficou com dúvidas? Não fique! Saiba mais sobre a inspeção de segurança para passageiros.
Horário do embarque
O embarque é o momento em que o passageiro inicia sua entrada na aeronave, após ter realizado o check-in e ter passado pelos procedimentos de inspeção do aeroporto.
A apresentação para embarque deve ser feita no horário estipulado pela empresa aérea. Confira seu cartão de embarque. O horário do embarque é sempre mais cedo que o horário de partida do voo.
Fique atento! Tanto o horário do voo como o portão de embarque podem sofrer alterações. Esteja atento aos painéis de informações e avisos locais.
Requisitos para embarque
Esteja preparado para o seu embarque. Você precisa estar no portão de embarque no horário informado pela empresa aérea. Tenha em mãos o cartão de embarque e a documentação pessoal necessária para embarcar . Obedeça sempre às orientações da companhia.
Atenção! Se você não observar esses requisitos, a empresa aérea poderá negar o seu embarque e eventuais multas contratuais podem ser aplicadas.
Teve um problema com a empresa aérea? Procure a empresa em seus canais de atendimento.
Não foi possível resolver diretamente com a empresa? Clique para reclamar.
É apenas uma dúvida? Entre em contato com a ANAC pelo 163 (a ligação é gratuita de qualquer estado do País e funciona todos os dias das 8h às 20h).
Ajude também a melhorar o conteúdo desta página! Clique para nos enviar sua sugestão.