Notícias
Coronavírus: orientações para passageiros em voos internacionais
Aos brasileiros que estão em território estrangeiro e pretendem voltar ao Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que está em constante contato com as empresas aéreas, embaixadas e consulados dos países para tratativas sobre a possibilidade de repatriação. A orientação é que esses passageiros procurem o posto consular brasileiro no país em que se encontram e que consultem as medidas de restrição dos países, pois alguns estão com as fronteiras fechadas para estrangeiros. Veja a rede consular brasileira (clique no link para acessar) caso precise entrar em contato. Conheça as atualizações mais recentes sobre restrições de viagem relacionadas ao COVID-19 (clique no link para acessar).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aconselha isolamento de no mínimo sete dias para todos os passageiros que estejam chegando de destinos internacionais e quarentena (14 dias) para passageiros que estejam apresentando sintomas.
Para aqueles que pretendem sair do Brasil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que viagens internacionais sejam realizadas apenas em casos de efetiva necessidade. Para esses casos, a OMS aconselha verificar junto ao posto consular brasileiro ou sites oficiais do país de destino quais as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde locais, bem como adotar medidas de precaução padrão ao chegar ao exterior.
Principais informações para o setor aéreo
As ações de combate ao COVID-19 adotadas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reúnem recomendações para operadores aeroportuários, aéreos e passageiros de voos nacionais e internacionais.
As principais informações relacionadas ao setor aéreo estão reunidas em um hotsite na página da ANAC (clique no link para acessar).
Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
E-mail: jornalismo@anac.gov.br
www.anac.gov.br