Inventário de Emissões: Metodologia Tier 1
Para aplicação na metodologia Tier 1, Utilizam-se os dados de consumo de combustível divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) tanto para o querosene de aviação – Qav quanto para a gasolina de aviação – AvGas .Com relação ao QAv, é possível realizar a desagregação entre o consumo em movimentações nacionais e internacionais e, dessa forma, desagregar as emissões estimadas da mesma maneira. O consumo de combustível em movimentações domésticas é proveniente da Tabela 3.6.3.a do Balanço Energético Nacional – BEN. Já o consumo de QAv em movimentações internacionais é aquele indicado no BEN como “Bunker incluído na exportação”, uma vez que esse dado corresponde à soma do consumo de QAv em movimentações internacionais e do volume exportado para consumo em outros países.
A estimativa de gases de efeito estufa – GEE por meio da metodologia Tier 1 requer a aplicação de fatores de emissão agregados com base na emissão média dos combustíveis da aviação nas equações abaixo:
Emissão de CO2:
Emissão de CH4 e N2O:
Dentre os dados necessários para a aplicação dessas equações, a densidade energética (ρenergia) foi obtida do BEN. Os fatores de emissão de carbono (FeC) e dos demais gases(Fei), a fração de carbono oxidado (%Oxi) são provenientes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – (IPCC), tanto para gasolina quanto para o querosene de aviação. Cabe destacar que durante a fase de voo de cruzeiro não há emissões de metano e que para as fases do ciclo LTO (Fases de voo executadas nas operações de decolagem e pouso e que ocorrem até 914 m de altura) o fator de emissão é 5,0 kgCH4/TJQAv. Porém, conforme assumido pelo IPCC, o querosene consumido em LTO corresponde a aproximadamente 10% do consumo total, o que faz com que nas estimativas Tier 1 o fator utilizado seja 0,5 kgCH4/TJQAv. As constantes utilizadas nas equações estão resumidas na tabela abaixo:
Combustível |
FeC [tC/tJ] |
ρenergia [tep/m3] |
%Oxi |
FeCH4 |
FeN2O |
AvGas |
19,1 |
76,3.10-2 |
100% |
0,5 |
2 |
QAv |
19,5 |
82,2.10-2 |
100% |
0,5 |
2 |
O relatório em BI a seguir apresenta as estimativas de GEE para os dados anuais de consumo de AvGas e QAv reportados pelo BEN. Além de uma comparação entre as estimativas de GEE calculadas pelas metodologias Tier 1 e Tier 3a para o QAv. Percebe-se que os valores obtidos pela metodologia Tier 3a são menores que aqueles calculados usando a metodologia Tier 1. Isso já era esperado, uma vez que a metodologia Tier 3a possui um escopo mais restrito, não abrangido todas as operações aéreas que ocorrem no País, conforme detalhado no documento Metodologia de Cálculo do Inventário. Por outro lado, Os dados do BEN contemplam o volume total de QAv consumido.