Dados
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A análise ambiental na aviação é uma tarefa complexa e requer um volume substancial de dados para ser realizada. Dentre os insumos necessários para mensurar o impacto que o transporte aéreo provoca no meio ambiente podemos citar: os números de voos realizados, os aeródromos de origem e destino, os tipos de aeronaves e motores que compõem a frota em operação, os fatores de emissões de poluentes e do ruído aeronáutico, entre outros aspectos.
Os organismos internacionais de aviação civil, por meio da OACI, EASA, DGAC entre de outras instituições, tem avançado no sentido de tornar públicas as fontes de dados mínimas necessárias à análise ambiental do setor, uma iniciativa essencial para que os relatórios produzidos sejam passíveis de debate e reprodução dos resultados. Da mesma forma, a ANAC vem trabalhando para publicar os seus relatórios e bases de dados no seu portal, para livre consulta e análise dos interessados.
As bases de dados são fundamentais para a confecção de documentos tais quais o Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil, o Plano de Ação para a Redução das Emissões de Gases do Efeito Estufa da Aviação Civil Brasileira, entre outras notas técnicas ambientais.
Abaixo são apresentadas as principais bases de dados com acesso público que são utilizadas em análises ambientais na ANAC, seguidas de uma breve descrição das fontes e seu conteúdo.
Bases de dados
a) Ruído aeronáutico: ICAO noise db (página em inglês - clique no link para acessar)
A ICAO noise db é uma base de dados que compila os níveis de ruído certificados das aeronaves de acordo com as metodologias do Anexo 16, Volume I da ICAO. A base de dados é mantida pelo DGAC da França e revisada pelo Working Group 1 do CAEP antes da publicação.
b) Emissão de motores: ICAO aircraft engine emissions db (página em inglês - clique no link para acessar)
A ICAO aircraft engine emissions db é uma base de dados que contém os valores de certificação motores de aeronaves dos poluentes de acordo com as metodologias previstas no Anexo 16, Volume II. As informações são de motores com tração acima de 26,7 kilonewtons, e a base de dados é mantida pela EASA com revisão pelo Working Group 3 do CAEP.
c) ICAO CO2db (emissões de CO2 de aviões)
A ICAO CO2DB está em processo de elaboração e será sediada pela FAA, agência de aviação dos Estados Unidos. Nela serão incluídas, de forma voluntária pelos fabricantes de aviões, as informações dos aviões e os correspondentes valores certificados de emissões de CO2. Ela será revisada pelo Working Group 3 do CAEP.
d) Dados estatísticos da ANAC (clique no link para acessar)
A base de dados estatísticos de ANAC contém os dados de passageiros, carga, mala postal entre outras variáveis das empresas aéreas brasileiras e estrangeiras que operam no Brasil. Os dados históricos retroagem ao ano 2000. Os dados são obtidos diretamente das companhias aéreas, conforme as instruções contidas nas Portarias ANAC nº 1.189 e 1.190/SRE/2011.
e) Base de aeródromos (clique no link para acessar)
O cadastro de aeródromos da ANAC contém dados sobre os aeródromos civis públicos - que podem ser explorados para fins comerciais - e privados homologados e registrados no Brasil. Estão disponíveis os dados das coordenadas geográficas, operações autorizadas, informações das pistas de pouso e decolagem etc.
f) Emissões de empresas brasileiras em voos internacionais (clique no link para acessar)
Esta tabela contém as emissões monitoradas e reportadas pelas empresas brasileiras como parte do programa da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para a redução e compensação de emissões de CO2 provenientes dos voos internacionais, agregadas por ano de emissão, empresa, aeroporto de origem e destino. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na página da ANAC sobre o assunto.
Veja também
- Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil (clique no link para acessar)
- Plano de Ação para a Redução das Emissões de Gases do Efeito Estufa da Aviação Civil Brasileira (clique no link para acessar)