Aeroportos Sustentáveis 2021
Dando continuidade às ações de promoção do desenvolvimento de um setor aéreo sustentável no Brasil, a ANAC desenvolveu o programa Aeroportos Sustentáveis. A iniciativa está em sua terceira edição, e trata-se de instrumento de incentivo não-regulatório que visa a disseminação de boas práticas de gestão ambiental em aeroportos e o reconhecimento de iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade das operações aéreas.
A edição 2021 do programa contou com 32 critérios de avalição, os quais possuem pesos diferenciados de acordo com a sua importância em relação aos demais critérios, e para a determinação destes pesos foi utilizada a metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process).
Os aeroportos participantes foram separados em grupos conforme o que é disposto no RBAC nº 153 emenda nº 06 e na Portaria nº 4.601/SIA, de 23 de março de 2021. Então, com base na somatória dos pesos dos critérios específicos atendidos por cada aeroporto, os participantes foram classificados em dois níveis quanto às ações de sustentabilidade implementadas, considerando-se o seu resultado em relação ao seu grupo e excluídos os aeroportos com pontuação final inferior a 25%, sendo:
- Primeira Classe - Aeroportos que obtiveram pontuação final igual ou maior do que a média simples do seu grupo;
- Classe Executiva - Aeroportos que obtiveram pontuação final menor do que a média simples do seu grupo.
Resultados
Esta edição do programa contou com 20 participantes classificados, incluindo aeroportos de diversos portes e abrangendo as 4 categorias do RBAC nº 153.
Veja aqui as respostas fornecidas pelos aeroportos participantes (clique no link para acessar)
Destacaram-se os seguintes aeroportos que atingiram a maior pontuação de seu respectivo grupo.
- Grupo C-IV(a): Aeroporto Internacional de Salvador (SBSV)
- Grupo C-III(b): Aeroporto Internacional de Belém (SBBE)
- Grupo C-II(c): Aeroporto de Montes Claros (SBMK)
- Grupo C-I(d): Aeroporto Campo de Marte (SBMT)
(a) RBAC nº 153 - Classe IV: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja igual ou superior a 5.000.000.
(b) RBAC nº 153 - Classe III: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja igual ou superior a 1.000.000 e inferior a 5.000.000.
(c) RBAC nº 153 - Classe II: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja igual ou superior a 200.000 e inferior a 1.000.000.
(d) RBAC nº 153 - Classe I: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja inferior a 200.000.
Temas em Destaque
Publicações
- Edital do programa Aeroportos Sustentáveis 2021
- Anexo 1 – Termo de participação na edição 2021 do programa aeroportos sustentáveis
- Anexo 2 – Tabela de pesos dos critérios avaliativos (clique no link para acessar)
- Anexo 3 – Metodologia de cálculo AHP (clique no link para acessar)