Novo SISANT
O Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT) foi criado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em maio de 2017, de forma a prover uma nova abordagem ágil e moderna, para permitir o desenvolvimento do setor de drones no Brasil. No início de 2022, o sistema contava com mais de 90 mil drones cadastrados.
Em 17 de maio de 2022, a ANAC deu início à implementação de um novo SISANT, com novas funcionalidades e serviços para os usuários. A plataforma se integra, ainda, a toda a rede de dados da ANAC, permitindo a unificação dos perfis dos usuários com outros sistemas da Agência, provendo maior segurança e estabilidade no serviço.
FAQ de orientações aos usuários do SISANT
Passo a Passo para Atualização Cadastral
Assista à apresentação de lançamento do Novo SISANT
Leia mais: ANAC apresenta novo sistema de cadastro de drones (SISANT)
Novidades
Com o aperfeiçoamento da plataforma, novas funções foram integradas ao SISANT permitindo maior mobilidade, interatividade e segurança. Os usuários que utilizam o novo sistema podem:
- Realizar a transferência de equipamentos diretamente no sistema;
- Cadastrar drones para uso avançado;
- Emitir Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA (CAER).
Além disso, o novo SISANT foi pensado para suportar os desafios do futuro com possibilidade de agregar novas funções e informações como, por exemplo, aquelas que serão requeridas nos espaços aéreos UTM (Unmanned Aircraft System Traffic Management).
Apesar das novidades, o novo SISANT manteve as principais qualidades da solução adotada pela ANAC desde 2017, priorizando o uso gratuito, o caráter declaratório* e os processos automáticos e instantâneos.
ATENÇÃO! Para prover uma solução ágil e desburocratizada, o sistema parte do princípio da boa-fé das pessoas, no entanto, o mau uso sujeito a sanções administrativas estabelecidas pela própria ANAC e às penas estabelecidas em lei, podendo inclusive configurar crime (art. 299 do Código Penal)