Seca fica mais branda no Brasil segundo a última atualização do Monitor de Secas
Fenômeno se abrandou simultaneamente nas cinco regiões do País. Área total com o registro do fenômeno se manteve estável no Brasil.
Fenômeno se abrandou simultaneamente nas cinco regiões do País. Área total com o registro do fenômeno se manteve estável no Brasil.
Área com seca diminuiu nas regiões Norte e Sul, enquanto o fenômeno avançou no território nordestino. Tanto no Centro-Oeste quanto no Sudeste a área com seca permaneceu em 100% dos seus territórios.
Nenhum estado registrou redução da área com seca. O fenômeno avançou em 13 e se manteve estável em 13 unidades da Federação. Apenas o Rio Grande do Sul ficou livre de seca em setembro.
A população da bacia do Carinhanha poderá debater com ANA, SGB, IGAM e INEMA os desafios e potencialidades para o uso das águas superficiais e subterrâneas dessa região.
Declarações de escassez hídrica da Agência ficam vigentes até 30 de novembro e têm como foco identificar e mitigar impactos sobre usos da água nessas bacias, que passam por chuvas abaixo da média e estão com baixos níveis dos rios.
Quase 2 mil novos barramentos foram cadastrados no Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens em 2023.
Instituição internacional também aponta desafio da ANA para elaboração das normas de referência para o setor de saneamento básico.
Condições de operação passarão a valer a partir de 2 de dezembro para três reservatórios de hidrelétricas no rio Paranaíba na divisa de Goiás com Minas Gerais: Emborcação, Itumbiara e São Simão.
Vagas são oferecidas por universidades públicas para ampla concorrência e para candidatos(as) autodeclarados(as) quilombolas, indígenas, com deficiência (PCD) e negros(as).
Produção do grão por irrigação se concentra no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins e área com arroz irrigado vem se mantendo praticamente estável desde a safra 2016-2017
Agência recebeu informações de 438 municípios sobre instrumento de cobrança para o serviço de manejo de resíduos sólidos urbanos.
Vagas são oferecidas por universidades públicas para ampla concorrência e para candidatos(as) autodeclarados(as) quilombolas, indígenas, com deficiência (PCD) e negros(as).
Chamada para instituições públicas de ensino superior selecionou universidades de nove estados que ainda não oferecem o curso: Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.
NR nº 07/2024 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) prevê elaboração de plano operacional de prestação desses serviços. Documento também fixa prazos para adoção da norma pelos titulares e entidades reguladoras infracionais.
NR nº 06/2024 define os modelos de regulação tarifária aplicáveis aos operadores dos serviços de água e esgoto, assim como apresenta as diretrizes do processo tarifário a ser adotado em cada modelo.
Irrigação, abastecimento urbano e indústria representaram aproximadamente 84% do volume de água retirada no Brasil. Cheias afetaram 1,5 milhão de pessoas e secas atingiram 7 milhões de brasileiros.
Durante o lançamento da Jornada da Água 2024, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico revelou o tema que norteará os debates sobre recursos hídricos no Brasil no Dia Mundial da Água e no restante do ano.
Disponibilidade de água pode diminuir mais de 40% em bacias hidrográficas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e em parte do Sudeste até 2040.
ANA começará a Jornada da Água 2024 em 31 de janeiro com live para revelar o tema do Dia Mundial da Água e lançar publicação sobre o impacto da mudança do clima nos recursos hídricos do Brasil.
Áreas com seca ficaram estáveis em 15 unidades da Federação, diminuíram em três estados, aumentaram em outros cinco estados e fenômeno voltou a ser registrado em São Paulo. Os três estados do Sul ficaram livres de seca. Já o Amapá entrou no Mapa do Monitor, que passa a cobrir todo o território do Brasil.
ANA começará a Jornada da Água 2024 em 31 de janeiro com live para revelar o tema do Dia Mundial da Água e lançar publicação sobre o impacto da mudança do clima nos recursos hídricos do Brasil.
Objetivo da chamada, voltada para instituições públicas de ensino superior, é levar o ProfÁgua aos 13 estados que ainda não oferecem o programa de mestrado profissional: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico estimula financeiramente o tratamento de esgoto, melhorando as condições de qualidade de água.
Levantamento indica aumento de 225% na área irrigada por pivôs no País entre 2010 e 2022. Da área equipada com pivôs, 92% está concentrada em seis estados: Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
Seca na bacia do rio Madeira provocada pelo fenômeno climático El Niño motivou a medida. Com a Declaração, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico poderá estabelecer regras especiais para uso da água e operação de reservatórios no Madeira.
Interessados(as) devem acessar o Sistema de Participação Social da ANA até 10 de novembro
Áreas com seca diminuíram em seis estados e no Distrito Federal e no Rio de Janeiro o fenômeno deixou de ser registrado em agosto. Em outros 14 estados a área com seca aumentou, enquanto ficou estável em Mato Grosso e São Paulo. O Paraná se manteve livre do fenômeno.