Notícias
Webinar apresenta balanço sobre atuação conjunta de órgãos federais sobre segurança de barragens
Em 19 de maio, próxima quarta-feira, a partir das 10h, acontecerá o webinar Atuação Conjunta em Segurança e Emergência em Barragens com transmissão por meio do canal da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no YouTube (www.youtube.com/anagovbr). Para participar, basta acessar o evento do dia e horário marcados sem necessidade de inscrição. Durante o webinar será lançado o Relatório 2020 do Acordo de Cooperação Técnica em Segurança de Barragens. O documento apresenta um balanço das atividades realizadas no último ano, contendo informações sobre capacitações técnicas dos órgãos participantes da parceria, produtos desenvolvidos, monitoramento e atuação emergencial em barragens.
O Acordo foi firmado pela ANA, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) em dezembro de 2018. A parceria tem como principal objetivo ações conjuntas e coordenadas entre os órgãos participantes para a execução articulada da Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010) e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608/2012).
O foco de atuação do Grupo compreende casos de emergência envolvendo segurança de barragens, bem como o compartilhamento de conhecimento e informações para viabilizar o atendimento aos dispositivos legais vigentes. Em seu trabalho, o grupo formado pela ANA, ANEEL, ANM, IBAMA e SEDEC atua sobretudo em casos emergência envolvendo segurança de barragens, assim como no compartilhamento de conhecimento e informações para viabilizar o atendimento à legislação vigente sobre o tema.
Na abertura do webinar, que é realizado pelas instituições públicas que participam do Acordo de Cooperação Técnica, estarão presentes o diretor da ANA Oscar Cordeiro Netto; o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves; o diretor da ANEEL Hélvio Neves Guerra; o gerente de Segurança de Barragens de Mineração da ANM, Luiz Paniago Neves; e o coordenador-geral de Emergências Ambientais substituto do IBAMA, Marcelo Neiva Amorim.