Notícias
Reservatórios das bacias dos rios São Francisco e Grande operam em condições de cheias
- Foto: Divulgação CHESF - Hidrelétrica de Sobradinho (BA)
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), por meio de Cartas enviadas nos dias 06 (CTA-ONS DGL 0047/2023) e 12 de janeiro (CTA-ONS DGL 0098/2023), as condições de operação dos reservatórios das bacias dos rios São Francisco e Grande, respectivamente. Segundo o ONS, desde a segunda quinzena de dezembro de 2022, tem ocorrido precipitações acima da média na bacia do rio São Francisco, agravada pela configuração de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a região Sudeste nesta semana, com previsão de permanência até o início da próxima. Além disso, o Operador apontou também precipitações acima da média na bacia do rio Grande desde meados de dezembro do ano passado e previu chuvas em torno da média para os próximos 15 dias.
Com base nas informações enviadas à ANA pelo ONS, no dia 6 de janeiro, com relação ao aumento das precipitações na bacia do rio São Francisco, havia a expectativa do atingimento dos volumes de espera dos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, já nesta semana, e da Usina Hidrelétrica de Três Marias, ainda neste mês de janeiro. Em função das condições hidrometeorológicas e das vazões previstas, a bacia do rio São Francisco entrou em condição de cheia, na situação de atenção. Neste cenário, as condições de operação dos reservatórios das usinas hidroelétricas da bacia do rio São Francisco estabelecidas na Resoluções ANA Nº 2.081/2017 são suspensas, prevalecendo a regra operativa de controle de cheias, conforme previsto no Artigo 19 da referida resolução.
Já com relação às informações de precipitações e vazões acima da média na bacia do rio Grande, enviadas à ANA pelo ONS no dia 12 de janeiro, foi informado que o volume de espera dos reservatórios das Usinas Hidrelétricas de Mascarenhas de Moraes e Camargos foi atingido, havendo expectativa do alcance dos volumes de espera dos demais reservatórios da bacia nos próximos dias, incluindo o da Usina Hidrelétrica de Furnas e da Usina Hidrelétrica de Marimbondo. O Operador Nacional do Sistema Elétrico ainda apontou que estão sendo programadas elevações das defluências das usinas da cascata do rio Grande já nesta semana, incluindo parcelas de vertimento.
Neste contexto de cheia das respectivas bacias, o ONS informou que adota procedimentos específicos, em conjunto com os agentes operadores das usinas hidrelétricas apontadas, com vistas a promover a segurança da população, em primeiro lugar, e a minimizar impactos aos demais usuários de água.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn