Notícias
Inscrições para mestrado profissional PROFCIAMB para educadores na USP de São Carlos termina nesta quinta (30)
Logotipo do PROFCIAMB
A Universidade de São Paulo (USP) receberá inscrições até 30 de junho, quinta-feira, para seis vagas para a próxima turma do mestrado profissional em ensino das ciências ambientais, ofertado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Esse curso acontece no contexto do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), que é apoiado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). As seis vagas são para professores(as) da educação básica e para profissionais que atuam em espaços não formais e/ou não escolares de ensino com o objetivo de possibilitar sua formação continuada.
Das seis vagas ofertadas, três são para projetos referentes ao tema do ensino em água, devido à parceria com a ANA. As aulas terão início no segundo semestre, de forma presencial no campus da USP em São Carlos (SP), e acontecerão principalmente em dias úteis no período diurno, sendo que também poderão ocorrer aulas aos sábados.
O processo seletivo acontecerá presencialmente e será composto de prova escrita em inglês, prova escrita de conhecimento específico, avaliação de projeto de pesquisa, avaliação de currículo e reuniões individuais com os candidatos. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível em https://forms.gle/vxmFW39iTBCSFfwL7 e anexar os documentos exigidos no edital – requisitos obrigatórios para deferimento das inscrições dos(as) candidatos(as).
Saiba mais sobre o processo seletivo em: www.profciamb.eesc.usp.br/noticia/usp-abre-processo-seletivo-2022-para-ingresso-no-programa-de-pos-graduacao-em-rede-nacional-para-ensino-das-ciencias-ambientais.
O PROFCIAMB
Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2015, o PROFCIAMB deu início a suas atividades no ano seguinte tendo como foco a formação de 298 educadores e professores da rede de ensino básico em todo o País na temática da água. No entanto, a expectativa é que sejam diplomados mais de 300 professores como mestres. Nesta iniciativa a ANA investiu mais de R$ 3 milhões; o que inclui ainda a oferta de quase 3.000 vagas em curso de extensão com tutoria e a produção de material didático/curso para serem disponibilizados no Portal de Capacitação da ANA. Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência, cabe à instituição estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos.
Participam da Rede PROFCIAMB nove universidades públicas, abrangendo todas as regiões brasileiras: Universidade de São Paulo (USP), que coordena a rede nacional; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade de Brasília (UnB).
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn