Notícias
Gestão de Riscos de Inundações é tema de workshop na próxima sexta-feira (15)
Informações sobre o workshop Gestão de Riscos de Inundações: Novas Tecnologias, Áreas Vulneráveis e Adaptação à Mudança Climática
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizará na próxima sexta-feira, 15 de dezembro, das 13h30 às 16h30, o workshop Gestão de Riscos de Inundações: Novas Tecnologias, Áreas Vulneráveis e Adaptação à Mudança Climática. O evento acontecerá no formato on-line, por meio da plataforma Zoom, com participação aberta ao público e técnicos atuantes na área.
O workshop é parte do processo de levantamento de subsídios para atualização do Atlas de Vulnerabilidade a Inundações, publicado pela ANA em 2014 a partir dos registros históricos e de discussões com órgãos de defesa civil estaduais. Além disso, serão apresentadas no evento as experiências, desafios e inovações produzidas por diferentes organizações internacionais envolvidas com o desenvolvimento de ferramentas de gestão de riscos e identificação de áreas vulneráveis a inundações.
A programação conta com a participação de técnicos da União Europeia (sistema GloFas), MapBiomas, TU-Wien Tecnhical University, South Florida Water Management District, Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE na sigla em inglês), Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês), Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). Haverá tradução simultânea inglês-português.
A frequência e a intensidade de eventos hidrológicos extremos, como cheias e inundações, tem aumentado devido aos efeitos de mudanças climáticas. Além de danos econômicos, esses eventos colocam milhares de vidas em risco todos os anos em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. A identificação de áreas vulneráveis a inundações é um passo essencial para desenvolver planos de adaptação, planos de contingência e ações efetivas de gerenciamento de riscos para mitigar os danos causados por eventos extremos. No entanto, a falta de dados confiáveis torna esse processo desafiador, especialmente em países em desenvolvimento.
Nesse contexto, o uso de novas tecnologias como sensoriamento remoto podem facilitar a identificação de áreas vulneráveis a inundações. Desse modo, o workshop visa a reunir instituições com experiência no tema e objetivos comuns de prevenir e mitigar danos causados por inundações urbanas.
Para mais informações sobre o evento, envie um e-mail para vazlopes@ana.gov.br.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok