Notícias
ANA participa de reunião da Conferência de Diretores Ibero-americanos de Água em Cuba
De 15 a 17 de novembro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou da 24ª Reunião da Conferência de Diretores Ibero-americanos de Água (CODIA), realizada em Havana, Cuba, pelo Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Durante o evento, o diretor da ANA Mauricio Abijaodi representou a Agência em duas sessões.
Em 15 de novembro, o diretor da ANA participou do Seminário de Alto Nível com o tema Aplicação no Brasil da Ferramenta de Suporte à Tomada de Decisão Relacionada ao ODS 6 (SAP-ODS), que foi desenvolvido para ajudar a criar evidências sobre o ambiente favorável ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 em escala nacional em países com recursos limitados ou dados faltantes. Disponível em seis idiomas (inglês, espanhol, francês, português, árabe e coreano), mais de 50 países utilizam ou consideram utilizar a ferramenta.
Durante sua apresentação, Abijaodi também abordou o lançamento da publicação Aplicação no Brasil da Ferramenta de Suporte à Tomada de Decisão Relacionada ao ODS 6 (SAP-ODS), em setembro deste ano, nas versões em português, espanhol e inglês. O dirigente da ANA explicou que a temática terá espaço na programação do 1º Fórum Latino-Americano da Água (FLAA), que acontecerá em Aracaju (SE) entre 21 e 22 de novembro.
Na sessão Caminho até o Fórum Mundial da Água de Bali: Fórum Latino-Americano da Água, a qual aconteceu em 16 de novembro, Abijaodi informou que o 1º Fórum Latino-Americano da Água é um evento que tem a ANA e a UNESCO como patrocinadoras e que conta com diversas instituições realizadoras. O diretor da Agência também apresentou os objetivos do FLAA, como fortalecer o diálogo e a integração de processos de tomada de decisão sobre os recursos hídricos nos países latino-americanos em temas políticos, técnicos e institucionais.
Em sua apresentação, Abijaodi destacou que todas as discussões no contexto do FLAA devem considerar algumas das questões mais prementes na América Latina relativas à gestão da água, à adaptação às alterações climáticas, ao saneamento básico inadequado e à gestão transfronteiriça da água.
O diretor da ANA informou, ainda, que o 1º Fórum Latino-Americano da Água contará com três temas centrais e três temas transversais que pautarão as discussões. São eles: Água e Meio Ambiente, Água e Desenvolvimento, Água e Clima, Cooperação, Inovação, Financiamento. Abijaodi ressaltou que tal estrutura temática do FLAA está alinhada aos temas debatidos na Conferência da Água da ONU, realizada em março, e aos assuntos que serão discutidos no 10º Fórum Mundial da Água, programado para 2024 em Bali, Indonésia.
Também compuseram a delegação da ANA na 24ª Reunião da CODIA a assessora especial Internacional, Gisela Forattini, e a assessora de diretor Ana Lucia Dolabella.
CODIA
A CODIA é a principal plataforma de diálogo político, colaboração técnica e cooperação em recursos hídricos, reunindo dirigentes de 22 países da comunidade ibero-americana para troca de experiências. A ANA tem apoiado ações no âmbito dessa rede voltadas à capacitação e revisão de documentos técnicos em temas, como: governança, qualidade e gestão territorial das águas.
ODS 6
O ODS 6 Água Potável e Saneamento busca assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos os países-membros da Organização das Nações Unidas até 2030. Sua meta 6.3 é de melhorar a qualidade da água por meio da queda da poluição e o estímulo à reutilização do recurso. A meta 6.4 prevê aumentar a eficiência do uso da água em todos os setores e reduzir o número de pessoas que sofrem com a escassez hídrica. Segundo a meta 6.5, os países deverão implementar a gestão integrada de recursos hídricos, inclusive via cooperação transfronteiriça no caso de águas internacionais. Já a meta 6.6 é de proteger e restaurar ecossistemas relacionados à água, como aquíferos e zonas úmidas.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok