Notícias
ANA fará transmissão simultânea ao vivo da 1ª Jornada da Inovação em Recursos Hídricos e Saneamento Básico
Informações sobre a 1ª Jornada
A partir das 9h30 desta quinta-feira, 15 de junho, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) iniciará a 1ª Jornada da Inovação em Recursos Hídricos e Saneamento Básico. Esse evento será realizado na sede da ANA até 16 de junho, em Brasília, para apresentar cases de sucesso e fomentar soluções inovadoras nos setores de recursos hídricos e saneamento básico. Simultaneamente a Agência transmitirá a programação que acontecerá no Auditório Flávio Terra Barth pelo link https://link.ana.gov.br/cf85gq e as atividades do Espaço Interativo, entre os Blocos N e O, pelo link https://link.ana.gov.br/ykf7up.
Para a abertura da Jornada estão previstas as participações da diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, e da diretora de Inovação Governamental da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Claudia Wehbe. A primeira apresentação da programação do palco principal abordará a temática ANA e Inovação em Gestão e Governança, que contará com as participações do diretor Filipe Sampaio e da assessora especial de Governança da Agência, Adriana Rodrigues.
Ainda no primeiro dia da Jornada será lançado o aplicativo ÁguasBrasil a partir das 10h15, com a participação da diretora Ana Carolina Argolo, e acontecerá a palestra magna Lupa da Água, apresentada por Maria Homem. Também haverá a abertura da programação do Espaço Interativo de Inovação e a inauguração da Sala de Coworking da ANA pelo diretor interino Luis André Muniz. Uma mesa de discussão mediada pelo superintendente de Tecnologia da Informação, Rafael Cunha, abordará dois temas: a inovação em transformação digital e o ciclo de inovação aberta.
O primeiro dia da Jornada prevê, ainda, a realização de seis talk shows com os seguintes temas: inovação e a universalização do saneamento, interação humano-dados para monitoramento de segurança de barragens, inovações no Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO), inovação na governança das águas em territórios críticos – o caso da bacia do rio São Marcos, aplicação de Ciência de Dados no monitoramento e estimativa de variáveis hidrológicas, além de inovações do Programa Produtor de Água.
A agenda do segundo dia do evento será aberta pelo diretor Mauricio Abijaodi e representantes de laboratórios de inovação, que falarão sobre os desafios da inovação na Administração Pública. Na sequência estão previstos sete talk shows sobre: tecnologias avançadas para o tratamento de água, sistema de monitoramento de chuvas urbanas intensas, Projeto Hidrologia Espacial, módulo do Observatório Regional Amazônico (ORA), relação entre regulação e inovação, transformação digital e a apresentação do software FERAH.
O professor Gil Giardelli fará uma palestra sobre soluções inovadoras e haverá, ainda, um debate com o tema Inovando pelo Rio, uma Experiência entre Expedições, o qual contará com as participações de Emerson Soares, Lázaro Tadeu da Silva e Geraldo Gonçalves. Outra agenda no Auditório Flávio Terra Barth será o lançamento do livro Expedição Piracicaba, pela Vida do Rio. A Diretoria Colegiada da ANA fará o encerramento da Jornada a partir das 15h.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok