Notícias
ANA e MDR iniciam série de webinars sobre o novo Plano Nacional de Recursos Hídricos nesta quinta (29)
A série Webinar de Capacitação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) entrará numa nova fase a partir desta quinta-feira, 29 de outubro, às 17h. Isso porque o novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) será o tema em discussão durante algumas semanas em eventos realizados pela Agência em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). E para começar essa nova etapa, o primeiro assunto em debate será Participação, Capacitação e Educação Ambiental no Novo PNRH 2022-2040. Para participar gratuitamente do seminário on-line, acesse o link https://bit.ly/ANAWEB27 no dia e horário marcados.
Este Webinar de Capacitação da ANA terá sua abertura feita pelo diretor do Departamento de Recursos Hídricos e de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do MDR, Wilson de Melo Júnior, e pelo superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência, Sérgio Ayrimoraes.
Para debaterem o tema, a ANA convidou a secretária-executiva da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema (CBH-MP), Suraya Modaelli; o representante do Observatório da Governança das Águas (OGA Brasil), Angelo Lima; e a coordenadora de Capacitação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência, Renata Maranhão. A moderação ficará por conta da coordenadora de Planos de Recursos Hídricos do Departamento de Recursos Hídricos e de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR, Adriana Lustosa da Costa.
Todos os webinars realizados pela ANA estão disponíveis no canal da Agência no YouTube (https://link.ana.gov.br/043uu4) e no site da instituição (www.ana.gov.br/videos).
PNRH 2022-2040
O novo PNRH está sendo elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e pela ANA mediante uma estratégia participativa dos diversos atores e interessados na agenda de recursos hídricos do País. Com horizonte até 2040, o novo Plano Nacional buscará uma gestão dos recursos hídricos mais eficaz e inovadora a fim de prevenir e minimizar problemas relacionados ao acesso à água em quantidade e qualidade adequadas.