Notícias
ANA cria comissão para estimular economia de energia no complexo onde fica sua sede
- Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA
O Complexo Administrativo do Setor Policial (SPO), em Brasília, abriga as sedes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Agência Espacial Brasileira (AEB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), entre outros órgãos. Para propor medidas de economia no local, a ANA publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 345/2021 nesta sexta-feira, 17 de setembro, criando a Comissão Interna de Conservação de Energia no Complexo Administrativo do SPO (CICE).
O grupo será composto de dois representantes da ANA; dois do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); um do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); e um da AEB. Esses participantes deverão avaliar mensalmente o impacto das medidas propostas e sugerir novas ações, caso seja necessário.
Dentre as recomendações para uso eficiente da energia elétrica para o Complexo Administrativo do SPO, serão levadas em consideração pela CICE as medidas para a redução do consumo de energia pela administração pública federal contidas no Decreto nº 10.779/2021. A Comissão Interna também atuará para manter o atual nível de ocupação dos edifícios da ANA. Além disso, o grupo evitará a utilização de aparelhos de ar-condicionado durante as manhãs, enquanto os aparelhos centrais de climatização (sistema VRF) serão ativados somente à tarde e com uma temperatura fixa de 24° C.
Ainda com o objetivo de economizar energia, a CICE atuará para evitar a realização de reuniões presenciais no Complexo; desligar a energia nos edifícios após as 19h, exceto aqueles que contém datacenter; desligar a iluminação externa após as 19h; e minimizar a utilização de elevadores.