Notícias
ANA aborda Programa Produtor de Água em webinar do CBH Paranaíba
Propriedade rural participante do Produtor de Água no Pipiripau - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA
Servidores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) falarão sobre o Programa Produtor de Água em webinar realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) na próxima quarta-feira, 19 de maio, a partir das 16h. Os interessados no tema podem se inscrever gratuitamente pelo site cbh.zoeplay.com.br. Os primeiros 300 inscritos receberão certificado de participação e poderão enviar perguntas pelo chat da transmissão, que também poderá ser assistida via canal do Comitê no YouTube.
Durante o encontro, que terá cerca de 1h30 de duração, serão apresentados os conceitos, objetivos, metodologia e estruturação do Produtor de Água. Além disso, serão abordados exemplos de trabalhos realizados na bacia do Paranaíba, como é o caso do Projeto Produtor de Água no Pipiripau, que acontece no Distrito Federal, e os desafios para sua implementação. Outro assunto do webinar são as possíveis iniciativas conjuntas da ANA com o CBH Paranaíba para implementação de ações previstas no Plano de Aplicação Plurianual (PAP), documento que norteia a aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na bacia.
Os servidores da ANA que abordarão o tema serão: a coordenadora de Implementação de Projetos Indutores da Agência, Carolina Arantes; Consuelo Marra; Flávio Hermínio; e Marco Alexandro. Também participará do encontro o secretário do CBH Paranaíba, Fábio Isaías. O evento é voltado para a sociedade das quatro unidades da Federação com área na bacia do Paranaíba (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais) e representantes de órgãos gestores de recursos hídricos.
O Programa Produtor de Água
Criado em 2001, o Programa Produtor de Água busca apoiar ações de conservação de recursos hídricos no meio rural com foco na segurança hídrica, no reconhecimento e no estímulo aos serviços ambientais prestados pelos produtores rurais através das ações de conservação de água e solo em suas propriedades. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a quantidade de água disponível – inclusive aquela que chega às cidades para seu abastecimento.
A ANA apoia projetos do Produtor de Água por todo o Brasil, beneficiando habitantes das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Palmas (TO) e Rio Branco (AC). Esses projetos abrangem uma área de aproximadamente 400 mil hectares, dos quais 40 mil já foram recuperados com o apoio do Produtor de Água – o equivalente a 40 mil campos de futebol. Esses projetos contam com apoio de diversos parceiros, como prefeituras, comitês de bacias hidrográficas, universidades, organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e instituições públicas.