Notícias
ANA aborda crise hídrica em workshop do Instituto Água e Terra
Nesta sexta-feira, 12 de novembro, o diretor Oscar Cordeiro Netto representou a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Workshop sobre Crise Hídrica e Segurança de Barragens no Estado do Paraná. Durante o evento do Instituto Água e Terra (IAT/PR), o dirigente fez uma apresentação com o tema Atuação da ANA em Situações de Escassez Hídrica: a Importância do Monitoramento e da Segurança de Barragens.
Netto falou sobre as diversas crises hídricas que vêm acontecendo em diferentes regiões do Brasil desde 2012, como nas bacias do rio São Francisco, do rio Paraíba do Sul e no Sistema Cantareira – principal manancial da Região Metropolitana de São Paulo. O dirigente também abordou como a ANA está atuando atualmente em todo o Brasil, o que inclui a Região Hidrográfica do Paraná, que teve situação de escassez hídrica declarada pela Agência em 1º de junho.
O diretor da ANA explicou as medidas adotadas pela instituição para os reservatórios de Jupiá e Porto Primavera, no rio Paraná, e para a Hidrovia Tietê-Paraná. Netto comentou, ainda, as medidas adotadas pela Agência no contexto dos reservatórios de Furnas e Mascarenhas de Moraes, no rio Grande (MG/SP); da bacia do rio São Francisco; e da integração da bacia do rio Paraíba do Sul com o Sistema Cantareira.
O Workshop teve o objetivo de apresentar as ações do Paraná referentes à segurança das barragens e ao licenciamento ambiental. Além disso, o evento buscou promover e discussão sobre como a atual crise hídrica vivenciada pelo estado afeta a gestão dos barramentos. Participaram dos debates especialistas da ANA, do IAT/PR, da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA