Notícias
Agência participa de debate sobre recursos hídricos na Amazônia em seminário no Itamaraty
Ilha Mexiana (PA) - Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) esteve presente no seminário Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, que acontece de 16 a 18 de maio, no Palácio Itamaraty, em Brasília. Na quarta-feira, 17 de maio, a superintendente de Planos, Programas e Projetos da ANA, Flávia Oliveira, fez a moderação do painel com o tema Cooperação em Recursos Hídricos na Amazônia.
O evento é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e é preparatório para a Cúpula da Amazônia – 4ª Reunião de Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica, que será realizada em Belém (PA), em 8 e 9 de agosto. O objetivo do seminário é promover debates entre representantes de governo e sociedade civil sobre temas relevantes para Amazônia, como recursos hídricos, mudança do clima, prevenção e combate ao desmatamento e aos crimes ambientais.
No painel que contou com a participação da ANA foram abordadas diferentes dimensões relacionadas aos recursos hídricos na Amazônia, incluindo o acesso à água para sua população, a importância dos rios como modo de vida para as comunidades locais e a importância da cooperação no manejo das bacias transfronteiriças na região amazônica.
Além da superintendente da ANA, participaram do debate outros(as) seis especialistas no tema. A deputada federal Duda Salabert, que atua na Frente Parlamentar Ambientalista, abordou a garantia de segurança hídrica e a cooperação entre os países amazônicos. Já o diretor-executivo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Carlos Alfredo Lazary, falou sobre a experiência da cooperação em recursos hídricos no contexto de sua instituição. Por sua vez, o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Carlos Bordalo fez uma apresentação acerca da Geografia das Águas na Amazônia nos aspectos de acesso ao recurso e de abastecimento.
Carlos Souza Júnior, pesquisador associado do Imazon e coordenador do MapBiomas, tratou da temática da dinâmica da superfície de água na Amazônia e fatores de risco associados. A coordenador-geral de Monitoramento Ambiental do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Edileuza Nogueira, falou a respeito do sistema de alerta de enchentes e perspectivas de cooperação entre países amazônicos nessa temática. Por fim, Edna Alencar, colaboradora do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM), fechou o painel com palestra sobre os rios da Amazônia como modo de vida.
A mesa de abertura do seminário Desenvolvimento Sustentável na Amazônia contou com as participações do ministro das Relações Exteriores, o embaixador Mauro Vieira; da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Também participaram da abertura do evento: o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Kleber Karipuna; o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Eloy Terena; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; e o presidente do Parlamento Amazônico, Nelsinho Trad.
Representantes de outras instituições participaram da programação, como: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outras entidades.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok