Monitor de Secas
O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores climáticos e nos impactos causados pelo fenômeno em curto e longo prazo. O Monitor reúne os dados e informações hidrometeorológicas disponíveis em diversas instituições federais e estaduais, gera indicadores de secas, e classifica a seca em 5 graus, de fraca até excepcional, produzindo um mapa mensal em linguagem de fácil compreensão e uniforme para todas as instituições envolvidas.
A metodologia se aplica a qualquer região do País, já que mede a seca relativa, ou seja, o desvio entre o que seria esperado normalmente naquela época para aquele local e o que foi de fato observado.
O Monitor começou em 2014 na região Nordeste e começou a ser expandido a partir de 2018, incluindo, em 2020, 17 estados e o Distrito Federal, em todas as regiões do País.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico é a instituição central de coordenação do Monitor, mas ele é construído pelo trabalho de mais de 40 instituições, principalmente dos estados, que fazem a validação e garantem que o retrato da seca seja o mais próximo da realidade.
A Agência Nacional de Águas (ANA), como Instituição Central do Monitor, é responsável, pela gestão da sua identidade visual, cabendo-lhe a guarda, o envio e aprovação da aplicação do logotipo.
Realize o download dos arquivos da identidade visual:
Manual de Identidade Visual (PDF)
Pacote completo de logos, modelo de slides e elementos visuais (ZIP).
Importante: Não está autorizado o uso da identidade do Monitor sem a prévia aprovação de parceiro envolvido no projeto. Em caso de dúvidas sobre a aplicação da identidade ou sobre as regras do Manual, favor encaminhar mensagem para digital@ana.gov.br.