Tecnologia da Informação
É impossível pensar na atuação efetiva da ANA e nos diversos desafios da gestão dos recursos hídricos sem o uso intensivo das tecnologias da informação, principalmente no cenário atual em que a informação precisa, segura e confiável se torna cada vez mais indispensável à tomada de decisão, seja na gestão de recursos hídricos, seja na vida das pessoas. Por esse motivo, definir estratégias de maneira a reposicionar e consolidar a importância estratégica da tecnologia da informação e seu alinhamento às áreas de negócio da ANA é um dos desafios impostos para o cumprimento da missão institucional.
As estratégicas da ANA para tecnologia da informação estão descritas nos Planos Estratégicos e Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, além da Política de Segurança da Informação e Comunicações da ANA, disponibilizados abaixo.
1 - Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) 2023 - 2026
1.1 - Plano de Gestão de Riscos de TIC 2023 - 2026
2 - Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2024-2026
2.1 - Inventário de Necessidades
2.2 - Plano de Contratações Anual de TIC 2024
3 - Plano de Transformação Digital (PTD) 2023 - 2026
4 - Política de Segurança da Informação e Comunicações da ANA
5 - Política de Privacidade do Aplicativo Aguas e Esgotos da ANA
6 - Política de Privacidade do Aplicativo Declara Água da ANA
7 - Política de Privacidade do Aplicativo Fiscal das Águas da ANA
8 - Política de Privacidade do Aplicativo Móvel ÁguasBrasil
9 - Política de Privacidade do Aplicativo HidroObserva da ANA
Índice de Governança de TI ( iGovTI)
O Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2007 vem realizando levantamentos a fim de averiguar a situação da Governança na Administração Pública Federal (APF), com objetivo estimular as organizações a adotarem boas práticas de governança. A partir de 2017, o TCU unificou quatro desses levantamentos de governança (Pessoas, Tecnologia da Informação, Contratações e Governança Pública), na edição de 2021, mais um tema foi adicionado (Orçamento). O perfil gerado através da integração desses levantamentos passou a ser conhecido pela sigla de seu principal indicador, o iGG (Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas) e faz parte de sua composição, o Índice de Governança e Gestão de TI (iGovTI).
O iGovTI é composto pelo Índice de Governança de TI (GovernançaTI), que por sua vez avalia o Modelo de gestão de TI (ModeloTI), a capacidade em monitorar o desempenho da gestão de TI (MonitorAvaliaTI) e a capacidade em prestar serviços públicos com qualidade (resultadoTI), compõe o iGovTI também, o índice de Gestão de TI (iGestTI), que por sua vez analisa a capacidade em processos de TI (processosTI), capacidade de realização do planejamento de TI (planejamentoTI) e da gestão de pessoal de TI (pessoasTI).
A pontuação do iGovTI varia de 0,00 a 1,00, sendo que os estágios de classificação são:
- Inicial - iGovTI entre 0,00 a 0,30
- Básico - iGovTI entre 0,30 a 0,50
- Intermediário - iGovTI entre 0,50 a 0,70
- Aprimorado - iGovTI entre 0,70 a 1,00
A Figura abaixo demonstra o histórico dos resultados da ANA, no levantamento do iGovTI a partir de 2017: