Conheça os novos procedimentos para recebimento de convites para eventos de interesse da ANA
Com objetivo de dar mais transparência aos convites recebidos para participação da ANA em eventos nacionais e internacionais, a Portaria ANA nº 424/2023 foi elaborada pela Unidade de Gestão de Integridade (UGI/COR) em parceria com a Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) e com a colaboração da Assessoria Especial Internacional (ASINT) e a Comissão de Ética da ANA. O documento busca, ainda, contribuir para o planejamento e o gerenciamento da participação da Agência nesses eventos e orientar quanto aos critérios a serem observados na indicação e designação de agentes públicos para participação nos eventos de interesse da Agência, além de facilitar o controle social quanto à agenda da instituição. A Portaria será aplicada a todos os níveis hierárquicos da ANA.
Os novos procedimentos também têm foco na melhoria da gestão dos conhecimentos organizacionais, facilitando o compartilhamento de conhecimentos e experiências adquiridos de quem participa de um evento representando a Agência. Outro objetivo da medida é contribuir com a estratégia de comunicação organizacional.
A Portaria estabelece novos fluxos quanto a tramitação dos convites, que serão aplicáveis para participação em eventos nacionais e internacionais com a finalidade de:
- representação institucional;
- serviços técnicos de interesse da ANA;
- participação em eventos, inclusive aqueles apoiados ou patrocinados pela Agência; e
- atuação em eventos como palestrante, conferencista, painelista, presidente de mesa, moderador, debatedor, organizador ou função equivalente.
Para o diretor Mauricio Abijaodi, a nova norma está alinhada às questões de governança da Agência. “Essa Portaria fomenta a transparência ativa, fortalece a parte da integridade. O que está acontecendo vai ser do conhecimento de todos, quem está participando, o nível de representatividade adequado, a expertise, o equilíbrio de gênero. Irá promover uma discussão interna de quem participa, possibilitando a rotatividade na atuação”, concluiu o diretor.
Abijaodi acredita que a Portaria nº 424/2023 acaba gerando mais responsabilidade para os chefes das unidades organizacionais, que vão precisar avaliar os eventos, qual a relevância, o grau de parceria com a Agência, para entender quem deve participar. “A ideia é, além de aumentar a transparência, qualificar essas participações”, afirmou.
Na próxima terça-feira, 28 de fevereiro, às 11h, a Assessoria Especial de Governança (ASGOV) promoverá um webinário para apresentar a plataforma que será utilizada para o fluxo para participação de agentes públicos em eventos nacionais e internacionais.
Acompanhe a campanha Um por todos, todos pela ANA!, criada para apresentar os novos procedimentos relativos aos convites para eventos e as ferramentas para o compartilhamento das informações. Nos próximos dias falaremos sobre o que você deve fazer quando receber um convite para participar de um evento, onde encontrar informações sobre a participação da ANA nessas oportunidades e como consultar os relatos de experiências de quem participou.