Público significa “de todos” e não “de ninguém”
Muitas pessoas acreditam que pequenos gestos, aparentemente inofensivos, não representam conflitos éticos ou afetam a integridade da organização. Por exemplo, imprimir coisas pessoais no trabalho ou levar material de escritório para casa são atitudes que precisam ser repensadas: “todo mundo faz ou já fez” justifica minha conduta? Por que meu caso é diferente dos demais?
Ser servidor público significa compromisso ético com o bem comum. Reproduzir atitudes inadequadas no trabalho enfraquecem a instituição, pois violam o valor integridade da ANA. Acredite: a ANA é você! O uso de materiais públicos para fins particulares produz consequências prejudiciais ao grupo, além de fomentar um ambiente de incoerência e desconfiança.
Público não é terra de ninguém, como erroneamente é interpretado por muitos. O agente público precisa sempre lembrar que a sua conduta impacta significativamente no ambiente de trabalho, na sua reputação e nos resultados da instituição. Por isso, a integridade deve nortear as suas ações e práticas do dia a dia para que o resultado de suas atividades profissionais seja o melhor e mais eficiente para a sociedade.