Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
O documento estabelece as diretrizes para organização do Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) na rede pública de saúde, incluindo o histórico das instituições que oferecem testagem e aconselhamento gratuitos em IST/aids, os desafios enfrentados para ampliação do acesso à testagem, o lugar do CTA nas RAS, a conceituação de Prevenção Combinada, o papel dos CTA junto aos segmentos populacionais mais afetados pela epidemia do HIV/aids e a especificação das atividades do CTA em seus diferentes arranjos.
Cartilha de consulta rápida com orientações para profissionais de saúde.
Última atualização: 30/05/2018 // Com esta publicação, o DCCI espera informar e auxiliar todos os profissionais de saúde envolvidos na oferta da PrEP durante as rotinas preventivas e de cuidado. Caberá a esses profissionais compreender que a PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV eficaz e segura, já reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde, podendo, em alguns contextos, constituir a melhor ferramenta disponível para que um indivíduo se mantenha livre do HIV. Dessa maneira, o profissional deve atuar como um facilitador que promova o acesso à PrEP àqueles que mais precisam.
Espera-se que a leitura desta publicação possa se constituir como uma ferramenta de apoio técnico para trabalhar a estratégia da Prevenção Combinada nos territórios e que, a partir deste documento, trabalhadores(as) e gestores(as) de saúde tenham condições de assimilar o conceito de Prevenção Combinada do HIV, entendendo sua diversidade e as várias possibilidades trazidas por esse modelo de prevenção – sem, no entanto, ter a pretensão de esgotar o tema. Espera-se, também, que a presente publicação ajude a consolidar a ideia das populações-chave e prioritárias e a importância de que as ações de prevenção do HIV sejam endereçadas aos seus diferentes riscos e vulnerabilidades. // Data última atualização: 27/09/2017 - Bases conceituais
Apresenta metodologia de elaboração da cascata do cuidado contínuo do HIV desenvolvida pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI), para que esta possa ser reproduzida nos estados e municípios. Fornece um passo a passo para uma boa compreensão das definições de cada barra da cascata e seu significado e de como foi feita a adaptação pelo DCCI, diante da disponibilidade de dados dos nossos sistemas de informação e das definições referentes ao contexto brasileiro.