NOTA TÉCNICA Nº 39/2024-.DATHI/SVSA/MS
Estabelece os critérios para a utilização do medicamento fostensavir 600mg no tratamento de adultos vivendo com HIV multirresistente a antirretrovirais.
Estabelece os critérios para a utilização do medicamento fostensavir 600mg no tratamento de adultos vivendo com HIV multirresistente a antirretrovirais.
Nota Técnica conjunta do DATHI/SVSA/MS, Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Brasileira de Dermatologia, a respeito da importância da realização de preenchimento facial em pessoas que vivem com HIV ou aids, devido a lipoatrofia.
Orientações sobre os critérios de transferência fundo a fundo do Incentivo Financeiro às Ações de Vigilância, Prevenção e Controle do Vírus da Imunodeficiência Humana e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/Aids), da Tuberculose, das Hepatites Virais e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde, do Grupo de Vigilância em Saúde, de que trata a Portaria GM/MS nº 4.869, de 17 de julho de 2024.
Dispõe sobre as orientações dos esquemas antirretrovirais preferenciais e alternativos para pessoas vivendo com HIV ou aids em uso de tenofovir desoproxila 300 mg comprimido monofármaco.
Retifica o item 3.3 da NOTA TÉCNICA Nº 208/2024-CGHA/.DATHI/SVSA/MS (0043002749), que atualiza as recomendações para migração da terapia dupla com a associação de monofármacos de lamivudina 150mg (2 comprimidos/dia) e dolutegravir 50mg (1 comprimido/dia) para a apresentação em dose fixa combinada de lamivudina e dolutegravir 300mg/50mg (1 comprimido/dia) e revoga a Nota Técnica nº 87/2024.
Atualiza as recomendações para migração da terapia dupla com a associação de monofármacos de lamivudina 150mg (2 comprimidos/dia) e dolutegravir 50mg (1 comprimido/dia) para a apresentação em dose fixa combinada de lamivudina e dolutegravir 300mg/50mg (1 comprimido/dia) e revoga a Nota Técnica nº 87/2024.
Trata da recomendação para intensificação da vigilância de casos de mpox, frente a nova variante do clado I circulando na região da África.
Dispõe sobre as recomendações para o uso do autoteste de HIV para início da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV
Implantação piloto do exame de carga viral do vírus da hepatite D ou Delta (CV-HDV) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Dispensação excepcional e temporária do medicamento tenofovir 300mg+lamivudina300mg (TDF+3TC) para o tratamento da hepatite B para pacientes em uso de tenofovir 300mg (TDF), em caso de eventual indisponibilidade de estoque.
Implantação piloto do exame de carga viral do vírus da hepatite D ou Delta (CV-HDV) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Orientação para realização de testes rápidos imunocromatográficos para o diagnóstico da Infecção pelo HIV, Sífilis, Hepatites Virais e outras IST em Farmácias Autorizadas como Serviços Tipo I.
Dispõe sobre a descontinuidade do fornecimento dos medicamentos Raltegravir 400 mg comprimido revestido e Raltegravir 100 mg comprimido mastigável ao elenco de antirretrovirais no SUS, e reforça orientações sobre esquemas antirretrovirais preferenciais para Pessoas Vivendo com HIV/aids (PVHA).
Vacina HPV4 para usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de 15 a 45 anos
Aborda a exposição sexual consentida e a violência sexual no contexto da resposta à Calamidade Pública no Estado do Rio Grande do Sul (RS).
Estratégias para mitigação do impacto da calamidade pública do estado do Rio Grande do Sul nas ações de controle da tuberculose e micoses endêmicas.
Dispõe sobre o diagnóstico de infecção por HIV no cenário de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Dispõe sobre a remoção de barreiras de acesso ao tratamento de HIV, aids e hepatites virais durante a vigência da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Dispõe sobre as recomendações para substituição dos medicamentos Lopinavir 100 mg/ritonavir25 mg (“baby dose”) e Ritonavir 100 mg pó para suspensão oral ao elenco terapêutico de antirretrovirais no SUS.
Distribuição e uso do teste rápido imunocromatográfico (TR) para investigação da infecção pelo HIV e da sífilis, através da detecção simultânea de anticorpos anti-HIV-1/2 e anticorpos treponêmicos (TR Duo ou Combo HIV/Sífilis) em serviços que realizam pré-natal.