Comitês e Comissões
A atual gestão do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) segue ampliando os espaços de participação da sociedade civil em busca de contribuições para a estruturação de respostas efetivas e eficazes em HIV, aids, hepatites, ISTs, tuberculose e micoses endêmicas e para a eliminação de doenças determinadas socialmente, por meio da proteção e da promoção da saúde das pessoas.
Comissões
Comissão de Gestão em HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis - Coge/MS
Em junho de 2023, a Comissão de Gestão em HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs (Coge/MS) foi reativada. Composta por representantes do Dathi, dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), das coordenações estaduais e das capitais de programas de ISTs, HIV, aids, hepatites virais e tuberculose, a Coge tem a missão de assessorar o Ministério da Saúde na definição de diretrizes e prioridades da Política Nacional para essas infecções e doenças.
Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais em HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis - Cams
Com o objetivo de retomar o diálogo com a sociedade civil para a formulação de políticas públicas de saúde voltadas para HIV e aids, tuberculose, hepatites virais e ISTs, o Dathi reinstitui, em setembro de 2023, a Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais em HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Cams). Trata-se de órgão de caráter consultivo sobre aspectos técnicos e políticos essenciais à resposta às infecções e doenças sob a responsabilidade do Departamento.
Clique aqui para conferir a composição da Cams.
Acesse a portaria que institui a Comissão.
Comissão Nacional de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis - Cnaids/MS
A mais recente e simbólica reinstalação foi a da Comissão Nacional de HIV e Aids, que agora também inclui Tuberculose, Hepatites Virais e ISTs em seu nome (Cnaids/MS). Reativada em abril deste ano, a Cnaids conta com 35 representantes da sociedade civil. Criada em 1986, a Comissão também é uma instância consultiva e tem importante papel na elaboração de ações governamentais na resposta brasileira às epidemias das infecções e doenças sob a gestão do Dathi, atuando em diferentes momentos desse longo percurso.