O Boletim Epidemiológico de HIV e Aids apresenta informações sobre os casos de HIV em gestantes/parturientes, puérperas e crianças expostas ao risco de transmissão vertical, de infecção pelo HIV e de aids no Brasil, regiões, estados e capitais. As informações apresentadas descrevem o perfil epidemiológico dessas doenças na visão dos indicadores de saúde mais relevantes. Espera-se que as informações contidas neste documento possam contribuir para o controle do HIV e da aids no país, no sentido de fornecer subsídios à tomada de decisões nos níveis federal, estadual e municipal.
2024
O objetivo deste boletim é analisar a situação epidemiológica e as ações de controle e prevenção da TB em crianças e adolescentes no cenário nacional, com vistas, também, a contribuir para o avanço das pesquisas nessa população.
O Boletim Epidemiológico de Sífilis 2024, publicado pelo Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde (MS), apresenta uma análise abrangente dos dados mais recentes sobre sífilis adquirida, sífilis em gestantes e sífilis congênita no Brasil.
O Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais é um instrumento anual de vigilância e gestão, elaborado a partir da consolidação de informações acerca das notificações de casos e óbitos confirmados de hepatites A, B, C, D e E, elaborado e disponibilizado pelo Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (Dathi/SVSA/MS).
O presente boletim fornece uma avaliação abrangente e atualizada da situação epidemiológica e operacional da tuberculose no país, discute o progresso na resposta à doença em nível nacional, regional e estadual no contexto de compromissos globais e nacionais, e reflete sobre o protagonismo do governo brasileiro, em conjunto com seus parceiros, na agenda internacional de eliminação da tuberculose.