Serviços de saúde
As referências secundárias e terciárias são serviços de saúde que fazem parte da estrutura de atenção às pessoas com tuberculose ou com micobacterioses não tuberculosas.
As referências secundárias realizam o manejo de esquemas medicamentosos especiais e de efeitos adversos maiores ao tratamento da TB e apoiam na elucidação diagnóstico de casos complexos (como pessoas com suspeita de TB extrapulmonar e aquelas com suspeita de TB pulmonar com baciloscopia negativa e/ou com apresentação radiológica atípica). Além disso, esses serviços também atuam no cuidado de pessoas em tratamento de TB com comorbidades.
Já as referências terciárias são responsáveis pelo cuidado de pessoas com TB drogarresistente (TBDR) e pessoas em uso de esquemas individualizados para qualquer tipo de resistência. Essas unidades também têm como atribuição diagnosticar, tratar e acompanhar os casos de doença por micobactérias não tuberculosas (MNT) e/ou dispensar medicamentos e orientações para seu tratamento.
É atribuição das coordenações estaduais, regionais e municipais identificar as unidades de referência de acordo com a magnitude dos casos, distâncias geográficas, recursos humanos, estrutura e facilidade de acesso. Recomenda-se que a definição local das referências deve ser pactuada na Comissão Intergestores Bipartite – CIB, principalmente quando se relaciona a mais de um município.
A estrutura mínima, competências e outras informações sobre as referências secundárias e terciárias podem ser encontradas no Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil.