Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido e acessível para se prevenir da infecção por HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, ele evita uma gravidez não planejada.
Existem dois tipos de camisinhas disponibilizadas pelo SUS: a externa, que é feita de látex e deve ser colocada no pênis ereto antes da penetração, e a interna, também feita de látex ou de borracha nitrílica e usada internamente na vagina, não sendo necessário aguardar a ereção do pênis. A camisinha interna de borracha nitrílica tem uma vantagem adicional, que é poder ser colocada na vagina algumas horas antes da relação sexual.
Os preservativos são distribuídos gratuitamente nas Unidades de Saúde. Caso você não saiba onde retirá-los, ligue para o Disque Saúde (136).
Saiba que a retirada gratuita de preservativos deve ocorrer sem restrições de quantidade e sem a exigência de documentos de identificação, facilitando o acesso de todas as pessoas a esses insumos.
Manusear a camisinha é muito fácil. Treine antes – assim você não erra na hora. Durante as preliminares, colocar a camisinha no(a) parceiro(a) pode se tornar um momento prazeroso. Só é preciso seguir o modo correto de uso.
ATENÇÃO: nunca reutilize a camisinha e também nunca use duas camisinhas ao mesmo tempo, pois elas podem se romper ou estourar.
Veja como utilizar os preservativos externo e interno: