Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Evento marca 33 anos de cooperação técnica e científica entre Brasil e França
Entre os dias 9 e 11 de outubro, ocorrerá a 8ª Jornada Científica e 29º Seminário Técnico-Científico da Agência Nacional Francesa de Pesquisa em Doenças Infecciosas Emergentes da França (ANRS|MIE), em comemoração ao aniversário de 33 anos da Cooperação Técnico-Científica Brasil-França. Com o tema “Eliminação de HIV, IST, TB e outras doenças determinadas socialmente”, o evento será realizado no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, e poderá ser acompanhado de forma on-line por meio deste link. Para acessar, é necessário fazer cadastro.
A cooperação visa promover intercâmbio entre pesquisadores e ampliar a capacidade de colaboração em pesquisa para fortalecer as respostas nacionais ao HIV, à tuberculose, às hepatites virais e às ISTs, nas áreas de vigilância epidemiológica, prevenção e assistência. Estabelecido em 1990, o programa resultou em aproximadamente 224 estágios de trabalhadores da saúde brasileiros na França, 28 seminários técnico-científicos e sete jornadas científicas. Em 2023, quatro candidatos foram selecionados para o estágio.
Essa é a mais antiga cooperação desenvolvida pelo Brasil em HIV, outras ISTs, hepatites virais e tuberculose, tendo sido firmada entre o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais (Dathi/SVSA/MS), e a ANRS|MIE. As Jornadas Científicas ocorrem de forma periódica, com o objetivo de acompanhar o andamento de projetos de pesquisadores brasileiros e franceses financiados pela Agência, além de delinear futuras colaborações em pesquisas entre as duas nações.
A abertura do evento será às 9h, e contará com a presença dos diretores da ANRS|MIE e do Dathi, Yazdan Yazdanpanah e Draurio Barreira, respectivamente. Durante os três dias de seminário, haverá discussões sobre as prioridades de pesquisa científica; os estudos em andamento sobre HIV, hepatites virais, monkeypox, tuberculose e covid-19; o cenário epidemiológico e a estratégia de prevenção de HIV e aids, entre outros, com participação de representantes da agência francesa, técnicos do Dathi/SVSA, representantes da embaixada da França no Brasil e pesquisadores de ambos os países.