Notícias
HIV E AIDS
Espaço Cultural Renato Russo recebe a 12ª Cinema Mostra Aids
- Foto: JMarcos
Entre os dias 7 e 9 de dezembro, ocorre no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, a 12ª Cinema Mostra Aids. Com a exibição de 14 títulos, abrangendo longas, médias e curtas-metragens, o evento integra o projeto HIVIDA, uma parceria entre o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e o Ministério da Saúde que visa promover os direitos humanos e combater o estigma e discriminação associados ao HIV e à aids. A Mostra é uma iniciativa do Grupo Pela Vida de São Paulo, e, em 2023, completa 26 anos de história. A entrada é gratuita.
“Em um momento em que dispomos de tratamentos avançados e novas tecnologias de prevenção capazes de evitar infecções e impedir tantas mortes por aids, é crucial refletir não apenas sobre o passado, mas também compreender a persistência do preconceito e dos dilemas da vida com HIV, temas abordados por muitos dos filmes exibidos”, explica Eduardo Luiz Barbosa, coordenador-geral do Grupo Pela Vidda/SP.
A abertura do evento contará com um curta-metragem inédito, em formato de animação, a respeito dos 40 anos de resposta à epidemia de aids no Brasil, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Entre os filmes desatacam-se também o longa “Os primeiros soldados”, dirigido por Rodrigo de Oliveira e estrelado por Johnny Massaro e, o vencedor do prêmio Leão de Prata em Cannes, “O Cartaz HIV Positivo”, dirigido por Livia Gama.
Para o diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (Dathi/SVSA/MS), Draurio Barreira, essa ação busca colocar o tema aids novamente no centro do debate público. “O objetivo dessa iniciativa é promover o respeito às pessoas vivendo com HIV ou aids por meio do debate público. As pessoas que vivem com HIV ou aids no Brasil ainda enfrentam estigma e discriminação e, grande parte, devido à falta de acesso à informação. Por isso, a Mostra reúne filmes que dialogam com diferentes pessoas”.
Acesse o catálogo do Cinema Mostra Aids, clicando aqui.
HIVIDA
O projeto HIVIDA ocorrerá em Brasília entre o Dia Mundial da Luta Contra a Epidemia de Aids (1º de dezembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). O evento terá ações no Espaço Cultural Renato Russo, e também em outros locais emblemáticos da capital do país. A programação conta com uma variedade de atividades gratuitas como rodas de conversa, workshops e seminários.
Para mais informações acesse: https://unaids.org.br/hivida/