Notícias
DEZEMBRO VERMELHO
Durante o HIVida, seminário da Frente Parlamentar abordará determinantes sociais na resposta ao HIV e à aids
Nesta quarta-feira (6), o Ministério da Saúde estará presente no seminário “Enfrentamento às ISTs, HIV, aids e hepatites virais”. Trata-se de uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às ISTs, HIV, Aids e Hepatites Virais do Congresso Nacional. O objetivo é debater a respeito dos determinantes sociais da saúde e a proteção social no enfrentamento da epidemia de aids, entre outros temas. O evento ocorrerá no auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados.
A atividade está inserida na programação do projeto “HIVida – Celebrar a Vida para Eliminar a Epidemia de aids”, que ocorre em Brasília, entre o Dia Mundial da Luta Contra a Aids (1º/12) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Além do seminário, o HIVida realizará debates, exposições, mostra de cinema, e webinários com o intuito de promover os direitos humanos e combater o estigma e a discriminação associados ao HIV e à aids para além de serviços de saúde. O projeto é uma iniciativa do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) em parceria com o Ministério da Saúde.
Além da pasta ministerial, estarão presentes nas mesas representantes do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (Ciedds), de agências da Organização das Nações Unidas (ONU), e da sociedade civil. O padre Júlio Lancellotti também integrará a mesa “Proteção social no enfrentamento da aids”.
Projeto HIVida
O HIVida ocorre até o dia 10 de dezembro deste ano no Espaço Cultural Renato Russo e em outros locais estratégicos de Brasília. A programação oferece uma variedade de atividades gratuitas, incluindo a mostra "A potência em imagens", do fotógrafo americano Sean Black; exibição de filmes premiados sobre HIV e aids; rodas de conversa sobre acesso ao mercado de trabalho e uso de inteligência artificial para combater o estigma; além de uma homenagem aos 65 anos de Cazuza, com a leitura de seus poemas e canções; entre outras atrações.
Para mais informações acesse: https://unaids.org.br/hivida/